Aula sobre Principio Aditivo Da Contagem

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O princípio aditivo da contagem é uma ferramenta importante para calcular a probabilidade de eventos. Ele é utilizado em diversas situações do cotidiano, como em jogos de azar, na escolha de roupas e na organização de eventos. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio aditivo da contagem, por meio da metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. Eles irão criar um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique como o princípio aditivo da contagem é utilizado para calcular a probabilidade de eventos. Ele também irá contextualizar o tema, mostrando exemplos práticos de como ele é aplicado no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos e criação do diário de bordo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Explique como o diário de bordo deve ser preenchido e como ele será utilizado durante a aula.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Defina um problema relacionado ao tema e peça para que os alunos registram no diário de bordo. Auxilie os grupos na definição do problema e esclareça eventuais dúvidas.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo irá gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Eles irão registrar as alternativas no diário de bordo e discutirão em grupo qual é a melhor solução.

  5. Etapa 5 - Solução do problema

    Cada grupo irá escolher a melhor alternativa para resolver o problema e irá apresentá-la para a turma. Auxilie os grupos na apresentação e esclareça eventuais dúvidas.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como o princípio aditivo da contagem é utilizado para calcular a probabilidade de eventos. Mostre como ele é utilizado para resolver problemas do cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e a importância do princípio aditivo da contagem para calcular a probabilidade de eventos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio aditivo da contagem.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do diário de bordo.
  • Qualidade das alternativas geradas pelos grupos para resolver o problema.
  • Clareza e objetividade na apresentação da solução do problema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Auxiliar os grupos na definição do problema e na geração de alternativas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula.

Ações do aluno

  • Criar o diário de bordo em grupo.
  • Definir um problema relacionado ao tema.
  • Gerar alternativas para resolver o problema.