Aula sobre Principio Aditivo Da Contagem

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


O princípio aditivo da contagem é uma ferramenta importante para calcular a probabilidade de eventos. Ele é utilizado em diversas situações do cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio aditivo da contagem. A metodologia utilizada será a Aprendizagem Entre Pares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique o que é o princípio aditivo da contagem. Em seguida, apresente exemplos práticos de como ele pode ser aplicado no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Construção do espaço amostral

    Os alunos, em duplas, irão construir o espaço amostral de um evento simples, como o lançamento de um dado. Oriente\-os na construção e explique como utilizar o princípio aditivo da contagem para calcular a probabilidade de cada resultado.

  3. Etapa 3 - Cálculo da probabilidade

    Os alunos irão calcular a probabilidade de eventos simples e compostos utilizando o princípio aditivo da contagem. Apresente exemplos práticos e os acompanhe na resolução dos exercícios.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos irão criar um template de avaliação por pares, contendo critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, entre outros. Ajude-os na criação do template e explique como ele será utilizado na próxima etapa.

  5. Etapa 5 - Apresentação e avaliação dos trabalhos

    Os alunos irão apresentar seus trabalhos para a turma e serão avaliados pelos colegas utilizando o template criado na etapa anterior. Oriente-os na apresentação e peça para que os alunos os avaliem.

  6. Etapa 6 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre os resultados obtidos, trazendo comparações entre resultados, semelhanças e diferenças.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os conceitos aprendidos e retomando possíveis dúvidas que ainda surjam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio aditivo da contagem.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o desempenho de seus colegas e em receber feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na construção do espaço amostral.
  • Apresentar exemplos práticos de cálculo de probabilidade.
  • Mediar a avaliação dos trabalhos pelos colegas.
  • Conduzir a discussão e conclusão da aula.

Ações do aluno

  • Construir o espaço amostral de um evento simples.
  • Calcular a probabilidade de eventos simples e compostos utilizando o princípio aditivo da contagem.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar e avaliar os trabalhos dos colegas.
  • Participar da discussão e conclusão da aula.