Aula sobre Principio Aditivo Da Contagem

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O princípio aditivo da contagem é uma ferramenta importante para calcular a probabilidade de eventos. Ele é utilizado em diversas situações do cotidiano, como em jogos de azar, na organização de eventos e na contagem de possibilidades em situações do dia a dia. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio aditivo da contagem. A metodologia utilizada será o Ensino Híbrido.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do princípio aditivo da contagem. Os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Exploração

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar situações do cotidiano em que o princípio aditivo da contagem pode ser aplicado. Essa criação pode ser realizada com o suporte da internet. Eles irão compartilhar suas ideias com a turma e discutir as possibilidades de cálculo da probabilidade de cada evento.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de cálculo de probabilidade utilizando o princípio aditivo da contagem. Os alunos irão registrar as informações em seus templates de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Aplicação

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar situações em que o princípio aditivo da contagem pode ser aplicado. Eles irão calcular a probabilidade de cada evento e registrar as informações em seus templates de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Os grupos irão compartilhar suas situações e cálculos com a turma. O professor irá conduzir uma discussão sobre as diferentes possibilidades de cálculo e a importância do princípio aditivo da contagem.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Os alunos irão revisar as informações registradas em seus templates de registro de aprendizagem e fazer uma síntese do que aprenderam sobre o princípio aditivo da contagem.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma reflexão sobre a aula e a importância do princípio aditivo da contagem no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio aditivo da contagem.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de situações do cotidiano em que o princípio aditivo da contagem pode ser aplicado.
  • Promover a colaboração e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Capacidade dos alunos em criar situações do cotidiano em que o princípio aditivo da contagem pode ser aplicado.
  • Habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio aditivo da contagem.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do princípio aditivo da contagem.
  • Conduzir as atividades propostas e estimular a participação ativa dos alunos.
  • Apresentar exemplos práticos de cálculo de probabilidade utilizando o princípio aditivo da contagem.

Ações do aluno

  • Criar situações do cotidiano em que o princípio aditivo da contagem pode ser aplicado.
  • Calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio aditivo da contagem.
  • Registrar as informações em seus templates de registro de aprendizagem.