Aula sobre Principio Aditivo Da Contagem

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O princípio aditivo da contagem é uma ferramenta importante para calcular a probabilidade de eventos. Ele é utilizado em diversas situações do cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio aditivo da contagem. Para isso, serão divididos em grupos e irão realizar atividades em estações diferentes, cada uma relacionada a um subtópico do tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do princípio aditivo da contagem. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como funcionará a rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo da probabilidade de eventos independentes

    Os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos independentes utilizando o princípio aditivo da contagem. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como jogos de dados e moedas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Cálculo da probabilidade de eventos dependentes

    Os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos dependentes utilizando o princípio aditivo da contagem. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como sorteios de cartas e bolas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Cálculo da probabilidade de eventos complementares

    Os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos complementares utilizando o princípio aditivo da contagem. Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a probabilidade de não chover em um determinado dia.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas em cada estação e tirar dúvidas com o professor.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Os alunos irão aplicar o que aprenderam em uma atividade prática proposta pelo professor.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão do conteúdo apresentado e tire possíveis dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio aditivo da contagem.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia de rotação por estações.
  • Proporcionar aos alunos exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio aditivo da contagem.
  • Compreensão dos alunos sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do princípio aditivo da contagem.
  • Dividir a turma em grupos e explicar como funcionará a rotação por estações.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Discutir em grupo as atividades realizadas em cada estação.
  • Aplicar o que aprenderam em uma atividade prática proposta pelo professor.