Aula sobre Principio Aditivo Da Contagem

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O princípio aditivo da contagem é uma ferramenta importante para calcular a probabilidade de eventos. Ele é utilizado em diversas situações do cotidiano, como em jogos de azar, na organização de eventos e na análise de dados estatísticos. Nesta aula, os alunos irão aprender a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio aditivo da contagem. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Vídeo-aula

    Os alunos assistirão a uma vídeo-aula sobre o princípio aditivo da contagem. Disponibilize o link do vídeo com antecedência para que os alunos possam assisti-lo em casa.

  2. Etapa 2 - Introdução em sala

    Apresente o tema e contextualize a importância do princípio aditivo da contagem. Em seguida, proponha uma atividade para os alunos, na qual eles deverão listar situações cotidianas em que o princípio aditivo da contagem é utilizado.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre a aplicação do princípio aditivo da contagem em situações cotidianas. Cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre o princípio aditivo da contagem, utilizando situações cotidianas como jogos de azar e organização de eventos.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão realizar uma atividade prática sobre o princípio aditivo da contagem. Cada grupo deverá criar um problema envolvendo o princípio aditivo da contagem e apresentá-lo para a turma. Em seguida, distribua os problemas para grupos que não os produziram para responderem o problema. Avalie a participação e também a clareza da atividade.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    O professor irá fazer uma síntese da aula e reforçar a importância do princípio aditivo da contagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio aditivo da contagem.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de problemas envolvendo o princípio aditivo da contagem.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na realização das atividades em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Criatividade na criação de problemas envolvendo o princípio aditivo da contagem.
  • Habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio aditivo da contagem.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos sobre o princípio aditivo da contagem.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Orientar os alunos na criação de problemas envolvendo o princípio aditivo da contagem.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar problemas envolvendo o princípio aditivo da contagem.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver o tema.