Aula sobre Principio Fundamental Da Contagem

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O Princípio Fundamental da Contagem é uma ferramenta importante para a resolução de problemas de contagem. Ele é utilizado para calcular o número de possibilidades de combinações de elementos em um conjunto. Por exemplo, se temos 3 camisas e 2 calças, quantas combinações diferentes podemos fazer?. O princípio fundamental da contagem nos ajuda a responder essa pergunta.

Exemplos práticos:

- Quantas senhas diferentes podemos criar com 4 letras e 2 números?

- Quantos números de 3 algarismos podemos formar com os dígitos 1, 2 e 3?

- Quantas maneiras diferentes podemos organizar 5 livros em uma estante?


  1. Etapa 1 - Criação do diário de bordo

    Divida a turma em grupos de 4 e 5 alunos e os oriente na criação de um diário de bordo, o qual deve conter os seguintes campos: problema, geração de alternativas e solução. Vale destacar que o diário será o local de registro de toda a atividade.

  2. Etapa 2 - Problematização

    Proponha que cada grupo pense em um problema do cotidiano que possa ser resolvido por meio do Princípio Fundamental da Contagem. Cada grupo deve apresentar sua ideia para a turma e registrá-la no diário de bordo.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os alunos, em seus respectivos grupos, deverão pesquisar mais a fundo sobre o Princípio Fundamental da Contagem e como este conteúdo pode ser aplicado para resolver o problema escolhido. Para isso, eles podem usar livros, outros materiais didáticos e até mesmo a internet.Importante que cada grupo apresente pelo menos duas alternativas para resolver o problema. Lembre os alunos de registrarem as alternativas no diário de bordo.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os grupos deverão escolher uma das alternativas apresentadas e elaborar uma solução utilizando as definições do Princípio Fundamental da Contagem. Eles deverão registrar a solução escolhida no diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar sua solução para a turma, explicando como utilizaram o Princípio Fundamental da Contagem para resolver o problema. Após as apresentações, a turma deverá discutir sobre as diferentes soluções apresentadas e como a contagem pode ser aplicada em outras situações. Peça aos alunos para usarem os diários de bordos como apoio durante as apresentações. Aproveite o momento das apresentações para fornecer feedbacks coletivos aos grupos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Promova uma reflexão coletiva sobre o que aprenderam durante a atividade e como podem aplicar esse conhecimento em outras áreas do conhecimento.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula realizando uma síntese do que foi aprendido, retomando o objetivo de aprendizagem e reforçando a importância do Princípio Fundamental da Contagem em diferentes situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolução de problemas de contagem.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover a reflexão sobre a importância do Princípio Fundamental da Contagem no cotidiano.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de aplicar o princípio fundamental da contagem na resolução do problema.
  • Participação ativa e colaboração no trabalho em grupo.
  • Clareza e organização na apresentação dos resultados.
  • Registro adequado no diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar o problema e orientar os alunos na atividade.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os grupos.
  • Promover uma reflexão coletiva e fornecer feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e discutir em grupo sobre o Princípio Fundamental da Contagem..
  • Elaborar uma solução utilizando a contagem.
  • Apresentar a solução para a turma e participar da discussão.
  • Fazer os registros no diário de bordo.