Aula sobre Principio Fundamental Da Contagem
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
O princípio fundamental da contagem é uma ferramenta matemática importante para resolver problemas que envolvem combinações e permutações. É um conceito que pode ser encontrado em diversas situações cotidianas, como em jogos de cartas, na criação de senhas, na organização de eventos e em outras atividades que envolvem a escolha de elementos em determinadas ordens. Nesta aula, os alunos serão desafiados a resolver problemas de contagem por meio da metodologia ativa Ensino Híbrido, utilizando um template de registro de aprendizagem com campos de Check-in e Check-out.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e apresente exemplos de situações cotidianas que envolvem o princípio fundamental da contagem. Os alunos fazem o Check-in no template de registro de aprendizagem.Etapa 2 - Teoria
Apresente a teoria do princípio fundamental da contagem e exemplifique como aplicá-lo em problemas de contagem. Os alunos fazem anotações no template de registro de aprendizagem.Etapa 3 - Exemplos práticos
Os alunos resolvem, em grupos, problemas de contagem utilizando o princípio fundamental da contagem. Circule pela sala, auxiliando e tirando dúvidas. Os alunos fazem anotações no template de registro de aprendizagem.Etapa 4 - Socialização
Cada grupo apresenta um problema resolvido e explica o raciocínio utilizado. O professor faz comentários e tire dúvidas. Os alunos fazem anotações no template de registro de aprendizagem.Etapa 5 - Reflexão
Os alunos fazem uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e respondem a perguntas no template de registro de aprendizagem. Eles fazem o Check-out no template.Etapa 6 - Tarefa de casa
Deixe uma tarefa de casa para os alunos, envolvendo o princípio fundamental da contagem.Etapa 7 - Feedback
Dê feedback aos alunos sobre a tarefa de casa ou sobre a aula em geral.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas de contagem.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido para engajar os alunos na aprendizagem.
- Aplicar o princípio fundamental da contagem em situações cotidianas.
Critérios de avaliação
- Capacidade de aplicar o princípio fundamental da contagem em problemas de contagem.
- Participação em grupo e colaboração com os colegas.
- Qualidade das anotações no template de registro de aprendizagem.
- Participação na socialização dos problemas resolvidos.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos do princípio fundamental da contagem.
- Auxiliar os alunos na resolução de problemas de contagem.
- Estimular a participação em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Dar feedback sobre a tarefa de casa ou sobre a aula em geral.
Ações do aluno
- Participar ativamente da resolução de problemas de contagem.
- Colaborar com os colegas e trabalhar em grupo.
- Fazer anotações no template de registro de aprendizagem.
- Participar da socialização dos problemas resolvidos.