Aula sobre Principio Multiplicativo Da Contagem

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O princípio multiplicativo da contagem é uma ferramenta importante para calcular a probabilidade de eventos. Ele é utilizado em diversas situações do cotidiano, como em jogos de azar, na análise de resultados de pesquisas eleitorais, na previsão de resultados de competições esportivas, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo da contagem. Para isso, serão apresentados exemplos práticos e didáticos que ajudarão a compreender melhor o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância do princípio multiplicativo da contagem para o cálculo de probabilidades. Compartilhe exemplos de situações cotidianas em que o princípio é utilizado. Aproveite este momento e peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma sobre o tema da aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza o princípio multiplicativo da contagem em sua rotina e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Identificação do espaço amostral

    Os alunos irão identificar o espaço amostral de um evento, utilizando o princípio multiplicativo da contagem. Faça com os alunos alguns exemplos práticos e didáticos para ajudar na compreensão do tema.

  4. Etapa 4 - Cálculo da probabilidade

    Os alunos irão calcular a probabilidade de um evento, utilizando o princípio multiplicativo da contagem. Procure fazer pelo menos dois exercícios práticos com os alunos, de maneira que eles possam compreender melhor o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Com base nos mapas de empatia criados e nos exercícios praticados, peça aos alunos identificarem as principais necessidades e desafios enfrentados no uso do princípio multiplicativo da contagem em situações cotidianas.

  6. Etapa 6 - Exercícios

    Em duplas, os alunos irão resolver exercícios de diferentes níveis sobre o princípio multiplicativo da contagem. Circule pela sala e tire as dúvidas dos alunos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão do conteúdo apresentado e tire dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, utilizando o princípio multiplicativo da contagem.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em identificar o espaço amostral de um evento.
  • Habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de um evento, utilizando o princípio multiplicativo da contagem.
  • Participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Resolução correta dos exercícios propostos.
  • Preenchimento adequado do mapa de empatia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância do princípio multiplicativo da contagem.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para ajudar na compreensão do tema.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma revisão do conteúdo apresentado e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Identificar o espaço amostral de um evento.
  • Calcular a probabilidade de um evento, utilizando o princípio multiplicativo da contagem.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Resolver exercícios propostos.