Aula sobre Principio Multiplicativo Da Contagem

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O princípio multiplicativo da contagem é uma ferramenta importante para calcular a probabilidade de eventos. Ele é utilizado em diversas situações do cotidiano, como em jogos de azar, na análise de resultados de pesquisas eleitorais, na previsão de resultados de competições esportivas, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a utilizar o princípio multiplicativo da contagem para calcular a probabilidade de eventos e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique o que é o princípio multiplicativo da contagem. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e solicite que escolham um dos temas sobre contagem e probabilidade, previamente selecionados por você, para trabalhar durante a aula.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Os grupos irão definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Oriente os alunos na escolha do problema, sugerindo questões como "Qual é a importância do princípio multiplicativo da contagem neste problema?" ou "Como o princípio é utilizado neste contexto?".

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos irão realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros meios para coletar dados sobre o problema identificado. Oriente os alunos na realização das entrevistas e na busca por informações em fontes confiáveis.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos irão analisar o contexto do problema identificado, buscando entender o que causa o problema e se é possível evitá-lo. Acompanhe os alunos durante esta jornada e os apoie na análise do contexto e na identificação de possíveis soluções.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos irão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando entender a gravidade do problema e sua abrangência. Auxilie os alunos na comparação dos dados e na interpretação das informações, sempre visando as fontes confiáveis de pesquisa.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Os grupos irão propor soluções para o problema identificado, levando em consideração as informações coletadas e a análise do contexto. Oriente os alunos na elaboração de propostas realistas e viáveis, levando em conta as limitações e possibilidades do contexto. Peça aos alunos que criem infográficos também.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos e conclusão

    Os grupos irão apresentar os infográficos criados durante a atividade, explicando o problema identificado, os dados coletados, a análise do contexto e as soluções propostas. Avalie a apresentação dos grupos e forneça feedbacks. Por fim, conclua a aula retomando os principais pontos discutidos com os alunos durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo da contagem.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise dos alunos na identificação de problemas e na proposição de soluções.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Qualidade dos dados coletados e da análise do contexto.
  • Criatividade e qualidade das soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade da apresentação dos infográficos.
  • Capacidade dos alunos em utilizar o princípio multiplicativo da contagem para calcular a probabilidade de eventos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na definição do problema.
  • Auxiliar os alunos na realização das entrevistas e na busca por informações.
  • Fornecer feedbacks aos grupos durante a atividade.
  • Avaliar a apresentação dos infográficos e fornecer feedbacks aos grupos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Escolher um tema para trabalhar durante a aula.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar entrevistas e pesquisas para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Analisar o contexto do problema e comparar os dados coletados com dados oficiais.
  • Propor soluções para o problema identificado e criar infográficos para apresentar as soluções propostas.