Aula sobre Principio Multiplicativo Da Contagem

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O princípio multiplicativo da contagem é uma ferramenta importante para calcular a probabilidade de eventos. Ele é utilizado em diversas situações do cotidiano, como em jogos de azar, na análise de resultados de pesquisas eleitorais, na previsão de resultados de competições esportivas, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo da contagem. Para isso, serão divididos em grupos e irão realizar atividades práticas que envolvem a construção do espaço amostral e a aplicação do princípio multiplicativo.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apesente o tema da aula e explique a importância do princípio multiplicativo da contagem. Pergunte aos alunos o que sabem sobre o tema e aproveite este momento para avaliar o nível de conhecimento deles sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre princípio multiplicativo da contagem. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Construção do espaço amostral

    Os alunos irão construir o espaço amostral de um evento simples, como o lançamento de um dado. Em seguida, irão calcular a probabilidade de um evento ocorrer utilizando o princípio multiplicativo da contagem.

    Estação 2 - Eventos compostos

    Os alunos irão trabalhar com eventos compostos, como o lançamento de dois dados. Eles irão construir o espaço amostral e calcular a probabilidade de um evento ocorrer utilizando o princípio multiplicativo da contagem.

    Estação 3 - Problemas contextualizados

    Os alunos irão resolver problemas contextualizados que envolvem o princípio multiplicativo da contagem, como a probabilidade de uma pessoa ganhar na loteria ou a probabilidade de um time vencer um campeonato.


  3. Etapa 3 - Discussão

    Os grupos irão se reunir e apresentar as atividades realizadas nas estações. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como a construção do espaço amostral de um jogo de cartas e o cálculo da probabilidade de um evento ocorrer.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma síntese da aula e reforce a importância do princípio multiplicativo da contagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir o espaço amostral e calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo da contagem.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.
  • Proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em construir o espaço amostral de um evento.
  • Habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de um evento ocorrer utilizando o princípio multiplicativo da contagem.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo e na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Preparar atividades e contextualizar a temática aos alunos.
  • Dividir a turma em grupos e explicar a dinâmica da aula.
  • Mediar a discussão e esclarecer possíveis dúvidas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas.

Ações do aluno

  • Construir o espaço amostral de um evento.
  • Calcular a probabilidade de um evento ocorrer utilizando o princípio multiplicativo da contagem.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Fazer os registros adequados durante a Dinâmica dos 3 Qs.