Aula sobre Principio Multiplicativo Da Contagem

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O princípio multiplicativo da contagem é uma ferramenta importante para calcular a probabilidade de eventos. Ele é utilizado em diversas situações do cotidiano, como em jogos de azar, na análise de resultados de pesquisas eleitorais, na previsão de resultados de competições esportivas, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo da contagem, por meio da metodologia ativa “Sala de Aula Invertida”. Eles irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um material de apoio para os alunos, que neste caso deverá ser uma videoaula sobre o princípio multiplicativo da contagem. Os alunos devem assistir a videoaula em casa e registrar os principais pontos abordados nela.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância do princípio multiplicativo da contagem para o cálculo de probabilidades. Contextualize o tema com exemplos práticos e didáticos.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Divida a tuma em grupos de 4 a 5 alunos para criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos na criação do mapa conceitual e disponibilize recursos como cartolina, canetinhas e outros aos alunos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Oriente os alunos a se reunirem s para discutir o mapa conceitual criado. Cada grupo irá apresentar seu mapa conceitual para a turma, detacando os desafios e os aprendizados que tiveram e conectando o conteúdo com o que aprenderam através da videoala previamente compartilhada com eles.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre o tema, como jogos de azar, pesquisas eleitorais, entre outros. Os alunos irão calcular a probabilidade destes eventos utilizando o princípio multiplicativo da contagem.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalieo desempenho dos alunos na criação do mapa conceitual e no cálculo da probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo da contagem.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância do princípio multiplicativo da contagem para o cálculo de probabilidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo da contagem.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão em grupo.

Critérios de avaliação

  • Criação do mapa conceitual com clareza e organização.
  • Cálculo correto da probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo da contagem.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na atividade pré-aula.

Ações do professor

  • Disponibilizar a videoaula previamente para que os alunos possam assistir em casa.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Apresentar exemplos práticos sobre o tema.

Ações do aluno

  • Assistir a videoaula previamente.
  • Criar o mapa conceitual com clareza e organização.
  • Participar ativamente da aprensetação e discussão em grupo.
  • Resolver os exemplos práticos apresentados pelo professor.