Aula sobre Principios E Propositos Da Onu
Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.
A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de promover a paz e a cooperação internacional. A ONU é composta por 193 países membros e possui diversos órgãos e agências especializadas em áreas como saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos, entre outras. Nesta aula, os alunos irão discutir as motivações que levaram à criação da ONU e seus propósitos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema, explicando o que é a ONU, sua importância e como ela surgiu. É importante que os alunos entendam o contexto histórico em que a organização foi criada e com qual objetivo.Etapa 2 - Definição da ideia central e das sub-ideias
Divida a turma em duplas, os alunos deverão criar um mapa conceitual sobre os princípios e propósitos da ONU. Explique que o mapa conceitual deve ter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Disponibilize recursos analógicos para auxiliar na pesquisa dos alunos.Etapa 3 - Apresentação
Cada dupla deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Estimule a participação e o debate entre os alunos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após as apresentações, promova uma discussão em grupo sobre os princípios e propósitos da ONU.Etapa 5 - Avaliação por pares
Distribua o template de avaliação por pares e explique que as duplas deverão se avaliar umas às outras. Os alunos deverão avaliar o desempenho dos demais colegas de acordo com os seguintes critérios: Organização do grupo, Construção dos argumentos, Apresentação e comunicação, Desempenho geral. Cada um dos critérios deve ser preenchido com uma nota numa escala de 1 a 5.Etapa 6 - Compartilhamento das avaliações
Cada dupla deve apresentar sua avaliação para a turma, apontando opiniões sobre o que mais gostaram no trabalho das outras duplas e o que poderiam mudar ou acrescentar na criação do mapa conceitual e/ou apresentação.Etapa 7 - Conclusão
Encerre a aula fazendo uma reflexão sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado na vida dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe.
- Estimular a criatividade e a imaginação.
- Promover a reflexão crítica sobre o assunto.
- Desenvolver a habilidade de organização e síntese de informações, comunicação oral e argumentação.
- Promover a aplicação prática do assunto.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na atividade;
- Qualidade do mapa conceitual criado, da comunicação e construção de argumentos;
- Coerência e clareza na apresentação das ideias.
Ações do professor
- Orientar os alunos em cada uma das etapas;
- Estimular a participação e a reflexão crítica dos alunos.
- Explicar as características do mapa conceitual;
- Fazer perguntas para aprofundar o assunto.
Ações do aluno
- Trabalhar em dupla para criar o mapa conceitual;
- Participar ativamente da atividade;
- Refletir criticamente sobre o assunto.
- Apresentar o mapa conceitual e os argumentos construídos
- Avaliar as outras duplas.