Aula sobre Principios E Propositos Da Onu
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional fundada em 1945 após a Segunda Guerra Mundial. Seu principal objetivo é promover a paz e a segurança no mundo, além de garantir o desenvolvimento econômico e social dos países membros. A ONU é composta por 193 países e possui diversos órgãos e agências especializadas em temas como direitos humanos, meio ambiente e saúde.
Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. A metodologia ativa Cultura Maker será utilizada para incentivar a criatividade e a participação dos alunos.
Cultura Maker
Etapa 1 - Introdução
Você irá apresentar o tema da aula, contextualizando a criação da ONU e seus propósitos. Em seguida, irá explicar como a metodologia Cultura Maker será utilizada na atividade.Etapa 2 - Divisão dos Grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão as instruções para a criação da fanzine.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos irão pesquisar sobre os princípios e propósitos da ONU em livros, artigos e sites confiáveis. Você deverá orientar os alunos e fornecer materiais de pesquisa.Etapa 4 - Criação da Fanzine
Os grupos irão criar a fanzine em papel A4 dividido em 8 partes. Cada parte deverá abordar um subtópico sobre os princípios e propósitos da ONU. Forneça materiais como papel, tesoura, cola e canetas coloridas.Etapa 5 - Apresentação
Cada grupo irá apresentar sua fanzine para a turma, explicando o que foi abordado em cada parte. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações.Etapa 6 - Discussão em Grupo
Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre os princípios e propósitos da ONU e como eles podem ser aplicados em suas vidas.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância da ONU e dos seus propósitos para a construção de um mundo mais justo e pacífico.
Intencionalidades pedagógicas
- Discutir as motivações que levaram à criação da ONU no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização;
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos através da metodologia ativa Cultura Maker;
- Incentivar a pesquisa e a leitura de materiais confiáveis para a construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula;
- Qualidade da pesquisa realizada pelos grupos;
- Criatividade e originalidade na criação da fanzine;
- Clareza e objetividade na apresentação da fanzine;
- Participação na discussão em grupo.
Ações do professor
- Contextualizar o tema da aula;
- Orientar os alunos na pesquisa e na criação da fanzine;
- Fornecer materiais necessários para a atividade;
- Incentivar a participação e a criatividade dos alunos;
- Concluir a aula reforçando a importância da ONU e dos seus propósitos.
Ações do aluno
- Participar ativamente de todas as etapas da aula;
- Realizar a pesquisa de forma responsável e cuidadosa;
- Criar uma fanzine criativa e original;
- Apresentar a fanzine de forma objetiva e clara;
- Participar da discussão em grupo de forma colaborativa e respeitosa.