Aula sobre Principios E Propositos Da Onu

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma organização internacional criada em 1945 com o objetivo de promover a paz, a segurança e a cooperação entre os países do mundo. A ONU tem como principais propósitos a solução pacífica de conflitos internacionais, a promoção dos direitos humanos, o desenvolvimento econômico e social, a proteção do meio ambiente e a ajuda humanitária em situações de emergência. A metodologia utilizada nesta aula será o Design Thinking, que é uma abordagem criativa para solucionar problemas que envolve empatia, colaboração e experimentação. Os alunos irão criar um mapa de empatia para entender as motivações que levaram à criação da ONU e seus propósitos.

Design Thinking


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Você irá apresentar o tema da aula e explicar o que é a ONU e seus principais propósitos. Em seguida, irá pedir aos alunos que formem grupos de três a quatro pessoas.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Cada grupo irá criar um mapa de empatia sobre a ONU, contendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Os alunos deverão pesquisar sobre a ONU e seus propósitos para preencher cada campo do mapa. Explique aos alunos que, ao criarem o mapa, deverão entender o contexto que a ONU foi criada e pensar nas problemáticas a partir da visão da instituição.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos irão se reunir para discutir os resultados do mapa de empatia e compartilhar suas descobertas com a turma.

  4. Etapa 4 - Debate em sala de aula

    Você irá conduzir um debate em sala de aula sobre as motivações que levaram à criação da ONU e seus propósitos. Os alunos serão incentivados a participar e a expressar suas opiniões.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Você irá apresentar exemplos práticos de como a ONU atua em situações reais, como conflitos internacionais, desastres naturais e crises humanitárias.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos irão refletir individualmente sobre o que aprenderam na aula e anotar em seus cadernos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Você irá encerrar a aula reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuar pesquisando sobre a ONU e seus propósitos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Discutir as motivações que levaram à criação da ONU no contexto do pós-guerra e os propósitos dessa organização.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Promover o debate e a reflexão crítica sobre questões globais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia produzido.
  • Envolvimento no debate em sala de aula.
  • Reflexão crítica sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a metodologia.
  • Conduzir as atividades em grupo e o debate em sala de aula.
  • Apresentar exemplos práticos e estimular a reflexão crítica.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a ONU e seus propósitos.
  • Trabalhar em grupo para criar o mapa de empatia.
  • Participar do debate em sala de aula.
  • Refletir individualmente sobre o que foi aprendido na aula.