Aula sobre Principios E Propositos Da Onu

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com o objetivo de promover a paz e a cooperação internacional. A ONU é composta por 193 países membros e possui diversos órgãos e agências especializadas em áreas como saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos, entre outras. Nesta aula, os alunos irão discutir as motivações que levaram à criação da ONU e seus propósitos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a criação da ONU. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Cada grupo irá receber um estudo de caso sobre um conflito internacional que foi resolvido com a ajuda da ONU. Os casos podem ser sobre conflitos recentes, como a guerra na Síria, ou sobre conflitos históricos, como a Guerra do Vietnã. Os alunos deverão ler e discutir o caso em grupo.

  3. Etapa 3 - Template de Infográfico

    Cada grupo irá criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas com informações sobre o caso estudado. O template deve conter informações sobre as motivações do conflito, as ações da ONU para resolvê-lo e os resultados alcançados.

  4. Etapa 4 - Preenchimento do Infográfico

    Os alunos irão preencher o template de infográfico com as informações discutidas em grupo. Você deve circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos Infográficos

    Cada grupo irá apresentar seu infográfico para a turma. Durante as apresentações, os alunos deverão explicar as motivações do conflito, as ações da ONU para resolvê-lo e os resultados alcançados.

  6. Etapa 6 - Discussão em Grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os casos estudados. Estimule a reflexão sobre os propósitos da ONU e sua importância para a paz e a cooperação internacional.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância da ONU e seus propósitos. Os alunos deverão fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de discutir as motivações que levaram à criação da ONU e seus propósitos.
  • Estimular a reflexão sobre a importância da cooperação internacional para a paz mundial.
  • Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de apresentar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de infográfico criado.
  • Clareza e objetividade na apresentação do infográfico.
  • Reflexão crítica sobre a importância da ONU e seus propósitos.
  • Participação ativa na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e contextualizar a criação da ONU.
  • Dividir a turma em grupos e distribuir os estudos de caso.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.
  • Estimular a reflexão crítica sobre a importância da ONU e seus propósitos.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a importância da ONU e seus propósitos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de infográfico contendo lacunas a serem preenchidas.
  • Preencher o template de infográfico com as informações discutidas em grupo.
  • Apresentar o infográfico para a turma.
  • Fazer uma reflexão sobre o que aprenderam na aula.