Aula sobre Probabilidade Elementos Eventos Espaco Amostral
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. A aula irá trabalhar a probabilidade envolvendo elementos e eventos de um espaço amostral. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as necessidades e desejos dos usuários envolvidos no tema. Com isso, espera-se que os alunos desenvolvam a habilidade de calcular a probabilidade de eventos e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da probabilidade em nosso cotidiano. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos e receber a tarefa de criar um mapa de empatia sobre o tema.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos devem criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender melhor as necessidades e desejos dos usuários envolvidos no tema.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os grupos devem apresentar seus mapas de empatia e discutir em conjunto as informações coletadas. Medeie a discussão e ajude os alunos na identificação das principais necessidades e desejos dos usuários envolvidos no tema.Etapa 4 - Construção do espaço amostral
Os alunos devem construir o espaço amostral de um evento aleatório, utilizando objetos do cotidiano, como moedas, dados, cartas, entre outros. Explique como construir o espaço amostral e como calcular a probabilidade de cada evento.Etapa 5 - Cálculo da probabilidade
Os alunos devem calcular a probabilidade de cada evento do espaço amostral construído na etapa anterior, utilizando o princípio multiplicativo. Auxilie os alunos na resolução dos cálculos e na interpretação dos resultados.Etapa 6 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de situações em que a probabilidade é utilizada, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. Incentive os alunos a identificar a presença da probabilidade em seu cotidiano.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância da probabilidade em nosso cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de calcular a probabilidade de eventos.
- Reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
- Desenvolver a habilidade de trabalhar em grupo e de criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos dos usuários envolvidos no tema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
- Habilidade dos alunos em construir o espaço amostral e calcular a probabilidade de cada evento.
- Identificação dos alunos sobre a presença da probabilidade em situações do cotidiano.
Ações do professor
- Explicar o tema da aula e a importância da probabilidade em nosso cotidiano.
- Mediar a discussão em grupo sobre os mapas de empatia.
- Auxiliar os alunos na construção do espaço amostral e no cálculo da probabilidade de cada evento.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos dos usuários envolvidos no tema.
- Construir o espaço amostral de um evento aleatório.
- Calcular a probabilidade de cada evento do espaço amostral.