Aula sobre Probabilidade Elementos Eventos Espaco Amostral

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A probabilidade é uma área da Matemática que está presente no cotidiano, desde a previsão do tempo até a escolha de números em jogos de azar. A aula trabalha com a probabilidade envolvendo elementos e eventos de um espaço amostral. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia Rotação por estações. Em seguida, os alunos devem ser divididos em três grupos e cada grupo deve ser direcionado para uma estação.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Construção do espaço amostral

    Nesta estação, os alunos devem construir o espaço amostral de um experimento aleatório utilizando diagramas de árvore e tabelas. Forneça exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conceito.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Cálculo da probabilidade

    Nesta estação, os alunos devem calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo. Forneça exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conceito.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Soma das probabilidades

    Nesta estação, os alunos devem reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1. Forneça exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conceito.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e tirando dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos.
  • Compreender o conceito de espaço amostral.
  • Reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em construir o espaço amostral de um experimento aleatório utilizando diagramas de árvore e tabelas.
  • Capacidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
  • Capacidade dos alunos em reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia Rotação por estações.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o conceito.
  • Tirar dúvidas e fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Construir o espaço amostral de um experimento aleatório utilizando diagramas de árvore e tabelas.
  • Calcular a probabilidade de eventos utilizando o princípio multiplicativo.
  • Reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.