Aula sobre Probabilidade Elementos Eventos Espaco Amostral
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. Nesta aula, vamos trabalhar a probabilidade envolvendo elementos e eventos de um espaço amostral. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da probabilidade em nosso cotidiano. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações que envolvem probabilidade, como jogos de azar e sorteios.Etapa 2 - Construção do espaço amostral
Os alunos devem construir o espaço amostral de um experimento aleatório, como o lançamento de um dado ou a retirada de uma bola de uma urna. Auxilie os alunos na construção do espaço amostral e na identificação dos eventos.Etapa 3 - Cálculo da probabilidade
Os alunos devem calcular a probabilidade de um evento, utilizando o princípio multiplicativo. Apresente exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos no cálculo da probabilidade.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo sobre a aplicação da probabilidade em situações do cotidiano. Auxilie os alunos na discussão e na identificação de situações que envolvem probabilidade.Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie os alunos na criação do template.Etapa 6 - Apresentação do template
Os alunos devem apresentar o template criado para a turma. Avalie a participação e o desempenho dos alunos na atividade.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve revisão do conteúdo abordado na aula e destaque a importância da probabilidade em nosso cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos.
- Reconhecer a importância da probabilidade em situações do cotidiano.
- Estimular a participação e a colaboração dos alunos na atividade.
Critérios de avaliação
- Participação e colaboração dos alunos na atividade.
- Desempenho dos alunos na construção do espaço amostral e no cálculo da probabilidade.
- Criatividade e qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Auxiliar os alunos na construção do espaço amostral e no cálculo da probabilidade.
- Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.
Ações do aluno
- Construir o espaço amostral de um experimento aleatório.
- Calcular a probabilidade de um evento, utilizando o princípio multiplicativo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal.