Aula sobre Probabilidade Elementos Eventos Espaco Amostral

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A probabilidade é uma área da Matemática que está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como em jogos de azar, sorteios, previsão do tempo, entre outros. Nesta aula, vamos trabalhar a probabilidade envolvendo elementos e eventos de um espaço amostral. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da probabilidade em nosso cotidiano. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações que envolvem probabilidade, como jogos de azar e sorteios.

  2. Etapa 2 - Construção do espaço amostral

    Os alunos devem construir o espaço amostral de um experimento aleatório, como o lançamento de um dado ou a retirada de uma bola de uma urna. Auxilie os alunos na construção do espaço amostral e na identificação dos eventos.

  3. Etapa 3 - Cálculo da probabilidade

    Os alunos devem calcular a probabilidade de um evento, utilizando o princípio multiplicativo. Apresente exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos no cálculo da probabilidade.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre a aplicação da probabilidade em situações do cotidiano. Auxilie os alunos na discussão e na identificação de situações que envolvem probabilidade.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Auxilie os alunos na criação do template.

  6. Etapa 6 - Apresentação do template

    Os alunos devem apresentar o template criado para a turma. Avalie a participação e o desempenho dos alunos na atividade.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do conteúdo abordado na aula e destaque a importância da probabilidade em nosso cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a probabilidade de eventos.
  • Reconhecer a importância da probabilidade em situações do cotidiano.
  • Estimular a participação e a colaboração dos alunos na atividade.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração dos alunos na atividade.
  • Desempenho dos alunos na construção do espaço amostral e no cálculo da probabilidade.
  • Criatividade e qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Auxiliar os alunos na construção do espaço amostral e no cálculo da probabilidade.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.

Ações do aluno

  • Construir o espaço amostral de um experimento aleatório.
  • Calcular a probabilidade de um evento, utilizando o princípio multiplicativo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal.