Aula sobre Problemas Ambientais Nas Cidades

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A aula tem como tema "Problemas ambientais nas cidades". É importante contextualizar o assunto para os alunos, mostrando como a urbanização desenfreada tem gerado diversos problemas ambientais, como poluição do ar e da água, desmatamento, perda de biodiversidade, entre outros. É possível apresentar exemplos práticos, como a poluição sonora causada pelo trânsito, a falta de áreas verdes em algumas regiões urbanas, a contaminação do solo por resíduos industriais, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância de discutir os problemas ambientais nas cidades.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de até 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deverá definir um problema ambiental relacionado às cidades que será trabalhado no diário de bordo, como geração e descarte do lixo, poluição dos rios urbanos e chuvas ácidas.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos deverão pensar em alternativas para solucionar o problema definido anteriormente.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar as soluções encontradas para o problema definido.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Os grupos irão debater as soluções apresentadas pelos demais e refletir sobre a viabilidade de cada uma.

  7. Etapa 7 - Conclusão e feedback

    O professor irá concluir a aula e dar um feedback geral sobre as soluções apresentadas pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema ambiental escolhido.
  • Geração de alternativas viáveis para solucionar o problema.
  • Apresentação clara e objetiva das soluções encontradas.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos no trabalho em grupo.
  • Capacidade de reflexão e argumentação durante o debate em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Orientar os grupos durante a realização das atividades.
  • Dar feedback construtivo sobre as soluções apresentadas pelos grupos.
  • Estimular o debate e a reflexão crítica sobre as soluções apresentadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade em grupo.
  • Identificar claramente o problema ambiental escolhido.
  • Gerar alternativas viáveis para solucionar o problema.
  • Apresentar as soluções encontradas de forma clara e objetiva.
  • Participar do debate em grupo e refletir criticamente sobre as soluções apresentadas pelos outros grupos.