Aula sobre Problemas Ambientais Nas Cidades

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Problemas ambientais nas cidades" é de extrema importância para a compreensão da relação entre o ser humano e o meio ambiente. As cidades são espaços onde a concentração populacional e a falta de planejamento urbano podem gerar diversos problemas ambientais, como a poluição do ar e da água, o desmatamento, a erosão do solo, entre outros. Esses problemas afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas e podem trazer consequências graves para o futuro do planeta. Nesta aula, os alunos irão desenvolver um projeto utilizando a metodologia ativa Design Sprint, visando entender e solucionar problemas ambientais nas cidades.

  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema "Problemas ambientais nas cidades" e inicie uma discussão para que os alunos possam expor suas ideias e conhecimentos prévios sobre o assunto. Em seguida, apresente exemplos práticos de problemas ambientais nas cidades, como a poluição sonora e visual, a falta de áreas verdes, entre outros.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Cada grupo deve identificar os principais problemas ambientais em suas cidades. Eles deverão pesquisar e coletar informações sobre esses problemas, como as causas, as consequências e as possíveis soluções.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Cada grupo irá apresentar os problemas ambientais identificados e, em conjunto com a turma, irão selecionar os mais relevantes para serem trabalhados no projeto.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os grupos irão desenvolver soluções para os problemas ambientais selecionados, utilizando materiais disponíveis em sala de aula. Eles deverão criar maquetes, desenhos, esquemas ou outras formas de representação das soluções.

  6. Etapa 6 - Testar

    Cada grupo irá apresentar suas soluções para a turma, explicando como elas podem ser aplicadas na prática para solucionar os problemas ambientais identificados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá fazer uma conclusão sobre a aula, enfatizando a importância da conscientização e da participação da população na resolução dos problemas ambientais nas cidades.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e compreender os problemas ambientais nas cidades.
  • Estimular a criatividade e a inovação na busca por soluções para os problemas ambientais.
  • Promover a cooperação e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Identificação correta dos problemas ambientais nas cidades.
  • Desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para os problemas selecionados.
  • Apresentação clara e objetiva das soluções desenvolvidas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e orientar a discussão em grupo.
  • Estimular a pesquisa e a coleta de informações sobre os problemas ambientais.
  • Auxiliar os alunos na criação das soluções e na apresentação das mesmas.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo sobre o tema.
  • Identificar os problemas ambientais em suas cidades.
  • Desenvolver soluções criativas e inovadoras para os problemas selecionados.