Aula sobre Problemas Ambientais Nas Cidades

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A cidade é um ambiente construído pelo homem para atender às suas necessidades de moradia, trabalho e lazer. No entanto, essa construção pode gerar diversos problemas ambientais, como a poluição do ar, do solo e da água, o aumento da temperatura, a diminuição da biodiversidade, entre outros. É importante que os alunos compreendam esses problemas e saibam como eles afetam a qualidade de vida nas cidades. Para isso, nesta aula, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking para desenvolver um mapa de empatia que ajudará os alunos a entenderem as necessidades e desafios enfrentados pelas pessoas que vivem nas cidades.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Problemas ambientais nas cidades" e seus subtópicos. Será aberta uma discussão para saber o que os alunos já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 6 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de empatia

    Cada grupo criará um mapa de empatia para uma pessoa que vive em uma cidade. Os subtemas sugeridos são: como a falta de áreas verdes em algumas regiões urbanas e a poluição do ar afetam a vida dos moradores da cidade.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os grupos compartilharão seus mapas de empatia e discutirão as semelhanças e diferenças entre eles. Será aberta uma discussão para debater os desafios enfrentados pelas pessoas que vivem nas cidades.

  5. Etapa 5 - Identificação dos problemas ambientais

    Os alunos irão identificar os problemas ambientais presentes nas cidades a partir do mapa de empatia.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deve propor e apresentar soluções para os problemas ambientais identificados. Eles poderão utilizar materiais como cartazes, maquetes, desenhos, entre outros.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor irá concluir a aula, enfatizando a importância da conscientização e da participação da população na resolução dos problemas ambientais nas cidades, além de dar um feedback geral sobre as soluções apresentadas pelos grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
  • Estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos na busca por soluções para os problemas ambientais nas cidades.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
  • Qualidade das soluções propostas pelos alunos.
  • Clareza e objetividade na apresentação das soluções.
  • Participação ativa dos alunos durante toda a aula.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema e a metodologia Design Thinking.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Auxiliar os alunos na identificação dos problemas ambientais e na criação de soluções.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor para os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Criar um mapa de empatia de qualidade.
  • Identificar os problemas ambientais nas cidades a partir do mapa de empatia.
  • Propor soluções criativas e viáveis para os problemas ambientais nas cidades.
  • Apresentar as soluções de forma clara e objetiva.