Aula sobre Problemas Ambientais Nas Cidades

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Problemas ambientais nas cidades" é uma questão importante e atual que afeta a vida de todos nós. É importante que os alunos entendam como as atividades humanas nas cidades podem causar impactos negativos no meio ambiente e na qualidade de vida das pessoas. Nesta aula, os alunos serão desafiados a trabalhar em grupo utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual eles irão identificar um problema ambiental em uma cidade, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Para isso, serão incentivados a utilizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas e outros recursos.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e da metodologia

    Apresente o tema "Problemas ambientais nas cidades" e explique a metodologia Estudo de Caso.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos que eles irão trabalhar em grupos de 4 a 5 pessoas e devem escolher um problema ambiental em uma cidade para desenvolverem a atividade.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Os alunos irão identificar o problema ambiental que desejam trabalhar em grupo como, por exemplo, poluição do ar e dos rios, acúmulo de despejo incorreto do lixo, falta de saneamento básico, dentre outros. Eles devem definir a temática da pesquisa e justificar a escolha do tema.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos devem levantar dados sobre o problema ambiental escolhido. Eles podem fazer entrevistas com pessoas reais, pesquisas em livros e internet, e outros recursos que acharem necessários.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os alunos devem analisar o contexto do problema ambiental escolhido. Eles devem identificar as causas, consequências e possíveis soluções para o problema.

  6. Etapa 6 - Propor Soluções

    Cada grupo deve propor soluções para o problema ambiental escolhido. Eles devem pensar em ações que possam contribuir com a disseminação da informação e com a resolução do problema.

  7. Etapa 7 - Infográficos

    Os grupos devem criar um infográfico contendo as informações coletadas e as soluções propostas. Eles devem apresentar o infográfico para a turma e explicar o problema ambiental escolhido e as soluções propostas.

  8. Etapa 8 - Finalização

    O professor irá fazer uma conclusão sobre o tema, enfatizando a importância da conscientização e da participação da população na resolução dos problemas ambientais no espaço urbano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em identificar problemas ambientais e propor soluções para eles.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema ambiental escolhido.
  • Levantamento de dados relevantes e coerentes com o tema.
  • Análise do contexto do problema ambiental escolhido.
  • Comparação das informações coletadas com dados oficiais.
  • Proposta de soluções relevantes e viáveis para o problema ambiental escolhido.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia Estudo de Caso.
  • Orientar os alunos na escolha do problema ambiental a ser trabalhado.
  • Auxiliar os alunos na análise do contexto e na comparação das informações coletadas.
  • Estimular a criatividade dos alunos na proposição de soluções para o problema ambiental escolhido.
  • Avaliar o trabalho dos alunos e fornecer feedbacks construtivos.

Ações do aluno

  • Identificar um problema ambiental em uma cidade.
  • Levantar dados relevantes sobre o problema ambiental escolhido.
  • Analisar o contexto do problema ambiental escolhido.
  • Comparar as informações coletadas com dados oficiais.
  • Propor soluções viáveis para o problema ambiental escolhido.