Aula sobre Problemas Ambientais Nas Cidades

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O tema "Problemas ambientais nas cidades" é de extrema importância para a compreensão das mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades. É fundamental que os alunos compreendam que as cidades são espaços construídos pelos seres humanos e que, portanto, é responsabilidade de todos cuidar do meio ambiente e preservar a qualidade de vida nas cidades. Para isso, a metodologia utilizada será a Sala de Aula Invertida, na qual os alunos terão acesso prévio ao conteúdo e realizarão atividades em sala de aula. O objetivo é desenvolver a habilidade de explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    O professor deverá disponibilizar aos alunos um texto ou vídeo sobre "Problemas ambientais nas cidades" para assistirem em casa e, em seguida, respondam a um questionário com questões objetivas e discursivas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receberão um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, que deverá ser preenchido com exemplos práticos de problemas ambientais nas cidades.

  3. Etapa 3 - Apresentação

    Cada grupo deverá apresentar seus exemplos para a turma e explicar como esses problemas afetam a qualidade de vida nas cidades.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    O professor deverá promover uma discussão em grupo sobre as possíveis soluções para os problemas ambientais nas cidades, levando em consideração as diferentes perspectivas apresentadas pelos alunos.

  5. Etapa 5 - Criando uma campanha

    Os alunos deverão criar uma campanha de conscientização sobre um dos problemas ambientais apresentados, utilizando diferentes recursos como cartazes, vídeos e textos informativos.

  6. Etapa 6 - Campanha de Conscientização do Meio Ambiente

    Os grupos deverão apresentar suas campanhas para a turma e discutir a importância da conscientização para a preservação do meio ambiente nas cidades.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    O professor faz uma conclusão, enfatizando a importância da conscientização e da participação da população na resolução dos problemas ambientais nas cidades. É importante também que os alunos percebam que esses problemas estão presentes em seu cotidiano e que é possível agir para minimizá-los.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.
  • Estimular a criatividade e a capacidade dos alunos em propor soluções para os problemas ambientais nas cidades.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da preservação do meio ambiente nas cidades.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das respostas ao questionário online sobre o tema.
  • Coerência e clareza na apresentação dos exemplos de problemas ambientais nas cidades.
  • Capacidade dos alunos em propor soluções para os problemas apresentados.
  • Criatividade e qualidade da campanha de conscientização criada pelos alunos.

Ações do professor

  • Disponibilizar recursos digitais para que os alunos possam acessar o conteúdo em casa.
  • Orientar os alunos na criação da campanha de conscientização sobre os problemas ambientais nas cidades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Promover a reflexão crítica sobre a importância da preservação do meio ambiente nas cidades.
  • Realizar a avaliação formativa utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs como ferramenta de avaliação dos estudantes.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre problemas ambientais nas cidades e responder ao questionário online.
  • Criar exemplos práticos de problemas ambientais nas cidades utilizando o modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participar ativamente das discussões em grupo sobre as possíveis soluções para os problemas ambientais nas cidades.
  • Criar uma campanha de conscientização sobre um dos problemas ambientais apresentados.
  • Apresentar a campanha de conscientização para a turma e discutir a importância da preservação do meio ambiente nas cidades.