Aula sobre Problemas Associados A Area De Figuras Geometricas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que a área de figuras geométricas é um tema muito importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de casas, na medição de terrenos, na elaboração de projetos arquitetônicos, entre outros. Nesta aula, vamos trabalhar com problemas associados à área de figuras geométricas, utilizando a metodologia ativa Design Thinking. Para isso, os alunos irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as necessidades e desafios das pessoas envolvidas em situações que envolvem medidas de área. Com isso, eles poderão desenvolver soluções mais criativas e eficientes para resolver esses problemas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique como a metodologia Design Thinking será utilizada para desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Em grupos de 3 a 5 alunos, os estudantes irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles deverão pensar em pessoas envolvidas em situações que envolvem medidas de área, como um arquiteto, um engenheiro, um agricultor, entre outros. O objetivo é entender melhor as necessidades e desafios dessas pessoas para desenvolver soluções mais criativas e eficientes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir as informações coletadas no mapa de empatia e identificar os principais desafios e necessidades das pessoas envolvidas em situações que envolvem medidas de área.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Os grupos devem resolver problemas que envolvem medidas de área de figuras geométricas, utilizando as informações coletadas no mapa de empatia. Forneça exemplos práticos e didáticos para apoiar os alunos nessa etapa.

  5. Etapa 5 - Apresentação das soluções

    Cada grupo irá apresentar suas soluções para os problemas propostos, explicando como elas foram desenvolvidas e como podem ser aplicadas na prática. Além disso, eles devem mostrar aos colegas como preencheram o template.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as soluções apresentadas pelos outros grupos, identificando pontos positivos e negativos e sugerindo possíveis melhorias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando os principais aprendizados e incentivando os alunos a aplicarem a metodologia Design Thinking em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na resolução de problemas.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir soluções em conjunto.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade das soluções apresentadas pelos grupos.
  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar como a metodologia Design Thinking será utilizada.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos para apoiar os alunos na resolução de problemas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desafios das pessoas envolvidas em situações que envolvem medidas de área.
  • Trabalhar em grupo para resolver problemas que envolvem medidas de área de figuras geométricas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e apresentar soluções criativas e eficientes.