Aula sobre Problemas Associados A Area De Figuras Geometricas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando que os alunos irão trabalhar com problemas associados à área de figuras geométricas. A área é uma medida importante para diversas situações do nosso cotidiano, como determinar a quantidade de tinta necessária para pintar uma parede ou calcular a quantidade de grama para cobrir um jardim. Para isso, é importante conhecer as fórmulas de cálculo de área de quadriláteros, triângulos e círculos.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre problemas associados à área de figuras geométricas e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Apresentação do template

    Apresente o tema da aula e explicar como será a metodologia utilizada. Eles deverão criar um _template_ de registro de aprendizagem, contendo os campos de ‘Check-in’ e ‘Check-out’, para registrar suas aprendizagens ao longo da aula.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para resolverem problemas envolvendo problemas associados à área de figuras geométricas, utilizando diferentes estratégias, como tabelas, gráficos e regra de três simples. Entregue a lista de exercício previamente montada por você e, circule pela sala, auxiliando os grupos e tirando dúvidas.

  4. Etapa 4 - Registros

    Os alunos irão registrar suas aprendizagens no _template_ de registro de aprendizagem, preenchendo o campo de ‘Check-out’. Recolha os _templates_ para avaliação.

  5. Etapa 5 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios em conjunto com a turma, explicando as estratégias utilizadas pelos grupos e tirando dúvidas. Incentive a participação de todos, para enriquecer o aprendizado. Aproveite o momento para apresentar exemplos práticos e didáticos sobreproblemas associados à área de figuras geométricas, como receitas culinárias, cálculos de velocidade média em viagens, entre outros.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Finalize a aula com um check-out, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre problemas associados à área de figuras geométricas e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa envolvendo cálculos de problemas associados à área de figuras geométricas, para que os alunos possam aplicar o que aprenderam em sala de aula. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula. Peça também para preencherem o checkout trazendo o que aprenderam em aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na resolução de problemas em grupo.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em criar um template de registro de aprendizagem para organizar e registrar o que aprenderam sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em aplicar as fórmulas de cálculo de área de quadriláteros, triângulos e círculos em situações práticas.
  • Participação dos alunos na resolução de problemas em grupo.
  • Qualidade do template de registro de aprendizagem criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do cálculo de área no cotidiano.
  • Auxiliar os alunos na resolução dos problemas em grupo.
  • Auxiliar os alunos na criação e aplicação do template de registro de aprendizagem.

Ações do aluno

  • Refletir sobre situações em que a área é importante e como ela pode ser calculada.
  • Resolver problemas em grupo e apresentar a solução para a turma.
  • Criar e aplicar o template de registro de aprendizagem para organizar e registrar o que aprenderam sobre o tema.