Aula sobre Problemas Associados A Area De Figuras Geometricas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula citando que a área de figuras geométricas é um tema muito importante na Matemática, pois está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como na construção de casas, na medição de terrenos, na elaboração de projetos arquitetônicos, entre outros. Cite que, nesta aula, os alunos irão identificar um problema relacionado à área de figuras geométricas, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Para isso, os alunos irão criar infográficos que poderão ser distribuídos na comunidade, com o objetivo de disseminar informações sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da área de figuras geométricas no nosso dia a dia. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos presentes no dia a dia deles. Busque incentivar os estudantes a participarem da discussão e a compartilharem suas ideias sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas. Compartilhe com eles o estudo de caso que você preparou sobre o tema "problemas relacionados a área de figuras geométricas”. Aproveite este momento inicial para mostrar os recursos e materiais disponíveis para que eles possam criar seus infográficos: cartolinas, canetinhas, réguas, tesouras e outros. Explique também para que serve e como deverá ser construído o infográfico a ser entregue ao final da atividade por cada grupo.

  3. Etapa 3 - Estudo de caso

    O caso deve ser apresentado em um texto curto e claro, com exemplos práticos que ilustram o problema envolvendo problemas relacionados à área de figuras geométricas. É importante que o estudo de caso contenha perguntas que possam ajudar os alunos a entenderem a problemática. Aproveite para apresentar um estudo de caso que, além de envolver a Matemática, também envolva outros temas e disciplinas, como física, química, geografia e outros. Por fim, oriente os estudantes a lerem o caso e a discutirem com seus grupos sobre as informações relevantes.

  4. Etapa 4 - Criação do infográfico

    Apoie cada grupo na criação de seus respectivos infográficos, destacando os resultados e pontos-chave do estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Promova discussões coletivas sobre problemas relacionados à área de figuras geométricas apresentada nos estudos de caso e sobre os resultados e pontos-chave destacados no infográfico.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
  • Coerência e clareza na análise do contexto e na apresentação das soluções propostas.
  • Criatividade e qualidade dos infográficos produzidos pelos grupos.
  • Colaboração e respeito entre os membros dos grupos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos temas e na identificação dos problemas.
  • Auxiliar os grupos na realização das pesquisas e entrevistas.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Avaliar e dar feedbacks sobre as atividades realizadas pelos grupos.
  • Incentivar a disseminação das informações produzidas pelos alunos na comunidade.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado à área de figuras geométricas para trabalhar em grupo.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido e realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados.
  • Analisar o contexto do problema e propor soluções.
  • Criar um infográfico que poderá ser distribuído na comunidade.
  • Colaborar e respeitar os membros do grupo durante todas as etapas da atividade.