Aula sobre Problemas Associados A Area De Figuras Geometricas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula citando que os alunos irão trabalhar com problemas associados à área de figuras geométricas. A área é uma medida importante para diversas situações do nosso cotidiano, como calcular a quantidade de tinta necessária para pintar uma parede ou a quantidade de grama para cobrir um jardim. Além disso, a área é fundamental para a construção civil, arquitetura e engenharia. Para tornar a aula mais envolvente e didática, os alunos criarão um mapa de registro para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância da área de figuras geométricas no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula. Posteriormente, divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para realizar a atividade.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos irão criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso? Explique cada campo e dê exemplos para ajudar os alunos na criação do mapa.

  3. Etapa 3 - Elaboração dos desafios

    Os alunos irão elaborar os desafios do jogo, que devem estar relacionados ao tema da aula. Auxilie-os na elaboração dos desafios e dê sugestões para torná-los mais desafiadores e criativos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando o objetivo, os desafios, os níveis e o esquema de recompensas. Em seguida, os alunos dos demais grupos irão jogar e avaliar o jogo dos colegas.

  5. Etapa 5 - Resolução de problemas

    Apresente alguns problemas relacionados à área de figuras geométricas e os alunos irão resolvê-los em grupos. Circule pela sala para auxiliar os alunos e tirar dúvidas.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as soluções dos problemas e apresentar para a turma. Faça a mediação da discussão e faça perguntas para estimular o raciocínio dos alunos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância da área de figuras geométricas no cotidiano. Aproveite para colher feedbacks do que os alunos aprenderam sobre o tema com a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa de registro.
  • Elaboração de desafios criativos e desafiadores.
  • Resolução correta dos problemas apresentados.
  • Apresentação clara e objetiva do jogo criado.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Auxiliar na criação do mapa de registro e na elaboração dos desafios.
  • Circular pela sala para auxiliar os alunos na resolução dos problemas e na discussão em grupo.
  • Mediar a discussão em grupo e fazer perguntas para estimular o raciocínio dos alunos.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a aula e reforçar a importância da área de figuras geométricas no cotidiano.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?
  • Elaborar desafios criativos e desafiadores relacionados ao tema da aula.
  • Resolver corretamente os problemas apresentados em grupo.
  • Apresentar claramente o jogo criado para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar soluções criativas para os problemas.