Aula sobre Problemas Associados A Area De Figuras Geometricas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Inicie a aula citando que os alunos irão aprender sobre problemas associados à área de figuras geométricas. A área é uma medida importante em muitas situações do cotidiano, como na construção de casas, na compra de terrenos, na pintura de paredes, entre outras. Diga aos alunos que eles irão aprender a calcular a área de figuras geométricas como quadriláteros, triângulos e círculos, e aplicar esse conhecimento em situações práticas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância da área em situações cotidianas. Em seguida, apresente os objetivos da aula e a metodologia utilizada. Divida os alunos em 3 grupos diferentes que serão as estações. Cada estação será responsável por uma atividade relacionada ao tema.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Cálculo de área de quadriláteros

    Nessa estação o grupo irá receber uma folha com diferentes quadriláteros desenhados e deverão calcular a área de cada um utilizando a fórmula correspondente. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Cálculo de área de triângulos

    Nessa estação o grupo irá receber uma folha com diferentes triângulos desenhados e deverão calcular a área de cada um utilizando a fórmula correspondente. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Cálculo de área de círculos

    Nessa estação o grupo irá receber uma folha com diferentes círculos desenhados e deverão calcular a área de cada um utilizando a fórmula correspondente. Circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos irão trabalhar individualmente nesta etapa. Eles irão receber uma folha com um terreno desenhado e deverão calcular a área do terreno utilizando as fórmulas aprendidas. Em seguida, deverão calcular o valor do terreno com base no preço por metro quadrado fornecido pelo professor.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir com os grupos iniciais para discutir as soluções encontradas na etapa anterior. Incentive a participação de todos nessa etapa. Circule pela sala retirando possíveis dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades e dar um feedback sobre o trabalho realizado por cada um dos integrantes grupos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em calcular a área de figuras geométricas.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Correção dos cálculos de área.
  • Correção do cálculo do valor do terreno.
  • Participação nas discussões em grupo.

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia utilizada.
  • Circular pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.
  • Estimular a participação dos alunos nas discussões em grupo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo nas estações.
  • Calcular a área de figuras geométricas.
  • Participar das discussões em grupo.