Aula sobre Problemas Associados A Area De Figuras Geometricas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Inicie a aula citando que os alunos irão trabalhar com problemas associados à área de figuras geométricas. A área é uma medida importante para diversas situações do nosso cotidiano, como determinar a quantidade de tinta necessária para pintar uma parede ou calcular a quantidade de grama para cobrir um jardim. Para isso, é necessário conhecer as fórmulas de cálculo de área de quadriláteros, triângulos e círculos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância do cálculo de área no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Estudo prévio

    Disponibilize um vídeo explicativo previamente para os alunos sobre o cálculo de área de quadriláteros, triângulos e círculos. Em seguida, os alunos deverão pesquisar exemplos práticos de aplicação do cálculo de área no cotidiano e anotar em um caderno.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um _template_ de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom!”, “Que pena!”, “Que tal?!”. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  4. Etapa 4 - Exposição do conteúdo

    Faça uma exposição sobre o conteúdo, utilizando exemplos práticos de área de figuras geométricas com os devidos cálculos para facilitar a compreensão dos alunos. Peça para que os alunos acompanharem e fazerem anotações que julgarem necessárias para o desenvolvimento da atividade.

  5. Etapa 5 - Resolução de Problemas

    Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvamproblemas associados à área de figuras geométricas. Isso será feito em grupo, utilizando os conceitos aprendidos na exposição. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como chegou às respostas. Avalie a apresentação e dê feedbacks. Incentive a discussão entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  8. Etapa 8 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de análise e síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do _template_ em grupo.
  • Resolução correta dos exercícios em sala de aula e em casa.
  • Clareza e organização na apresentação do _template_.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.
  • Propor exercícios em sala de aula para que os alunos apliquem o conhecimento adquirido.
  • Fazer uma revisão dos principais pontos abordados na aula e tirar dúvidas dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre o cálculo de área de quadriláteros, triângulos e círculos.
  • Pesquisar exemplos práticos de aplicação do cálculo de área no cotidiano e anotar em um caderno.
  • Criar um _template_ em grupo e apresentar para a turma.