Aula sobre Problemas Associados A Medidas De Grandezas
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Inicie a aula citando que o tema "Problemas associados à medidas de grandezas" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em construções de objetos, em compras no supermercado, entre outras. Fale que, nesta aula, os alunos irão desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Problemas associados à medidas de grandezas" e explique a importância dele no cotidiano dos estudantes. Mostre exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é entender melhor as necessidades e desejos das pessoas envolvidas no problema.Etapa 3 - Identificação do problema
Com base no mapa de empatia, os alunos irão identificar um problema relacionado ao tema "Problemas associados à medidas de grandezas" que possa ser resolvido ou elaborado por eles. Peça para os alunos realizarem um brainstorming para gerar ideias de soluções para o problema levantado. Após isso, os alunos selecionam a melhor ideia gerada no brainstorming e elaboram uma solução para o problema.Etapa 4 - Teste
Esse é o momento dos grupos trocarem as suas criações para que outro grupo tente resolvê-las. O intuito é que os alunos testem a solução criada pelo outro grupo, mostre se os cálculos foram possíveis de ser realizados e se a criação atende aos objetivos da aula.Etapa 5 - Apresentação
Com base no teste, os alunos irão apresentar a resolução do exercício criado pelos demais grupos. Nesse momento eles farão as considerações finais dizendo se o exercício atendeu o objetivo da aula, quais a(s) solução(ões) encontrada(s) pelo grupo. Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.Etapa 6 - Avaliação
Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas. Incentive os alunos a pensar em situações em que a medida de grandeza pode ser útil e como eles podem utilizar essa habilidade no futuro.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
- Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.
- Qualidade da solução elaborada pelos alunos para o problema identificado.
- Clareza e objetividade na apresentação das soluções.
- Reflexão crítica sobre o tema e sobre as soluções apresentadas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e os exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Conduzir o brainstorming e a seleção da melhor ideia.
- Auxiliar os alunos na elaboração da solução para o problema identificado.
- Conduzir a discussão e reflexão sobre as soluções apresentadas pelos alunos.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".
- Identificar um problema relacionado ao tema "Problemas associados à medidas de grandezas" que possa ser resolvido ou elaborado por eles.
- Realizar um brainstorming para gerar ideias de soluções para o problema identificado.
- Selecionar a melhor ideia gerada no brainstorming e elaborar uma solução para o problema.
- Apresentar as soluções elaboradas para o problema identificado.