Aula sobre Problemas Associados A Medidas De Grandezas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Inicie a aula citando que o tema "Problemas associados à medidas de grandezas" é muito presente no cotidiano dos estudantes, desde a medição de ingredientes na cozinha até a distância percorrida em uma caminhada. Fale que, nesta aula, os alunos irão aprender a resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos farão o check-in em seus _templates_ de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que eu já sei sobre medidas de grandezas?" Faça uma breve revisão sobre o conceito de medidas de grandezas e suas unidades de medida. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Mostre exemplos práticos de medidas de grandezas, como a medição de comprimento, massa e tempo. Os alunos serão convidados a participar da apresentação, sugerindo exemplos de medidas de grandezas que eles conhecem.

  3. Etapa 3 - Resolução de problemas em grupo

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos para resolverem problemas envolvendo um conjunto de problemas associados à medidas de grandezas. Os problemas serão contextualizados em situações cotidianas, como a medição de ingredientes para uma receita ou a distância percorrida em uma caminhada. Circule pela sala, auxiliando os grupos que tiverem dificuldades.

  4. Etapa 4 - Correção dos exercícios

    Corrija os exercícios em conjunto com a turma, explicando as estratégias utilizadas pelos grupos e tirando dúvidas. Incentive a participação de todos, para enriquecer o aprendizado.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão o check-out em seus _templates_ de registro de aprendizagem, respondendo à pergunta: "O que eu aprendi sobre medidas de grandezas hoje?" Faça uma breve revisão sobre os conceitos abordados na aula.

  6. Etapa 6 - Reflexão e finalização

    Finalize a aula após o check-out, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre problemas associados à medidas de grandezas e quais são as principais dúvidas que ainda têm em relação ao assunto. O objetivo é avaliar o aprendizado dos alunos e identificar possíveis lacunas no conhecimento.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para os alunos, como a resolução de mais problemas de medidas de grandezas ou a pesquisa sobre a história das unidades de medida. Os alunos devem registrar a tarefa no caderno e entregar na próxima aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover a colaboração entre os alunos na resolução de problemas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos cotidianos ou de outras áreas do conhecimento.
  • Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Colaboração entre os alunos na resolução de problemas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de medidas de grandezas.
  • Auxiliar os grupos que tiverem dificuldades na resolução dos problemas.
  • Fazer uma breve revisão sobre os conceitos abordados na aula.

Ações do aluno

  • Fazer o check-in e check-out em seus templates de registro de aprendizagem.
  • Participar ativamente da apresentação dos exemplos práticos.
  • Colaborar com os colegas na resolução dos problemas.