Aula sobre Problemas Associados A Medidas De Grandezas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


Inicie a aula citando que o tema "Problemas associados à medidas de grandezas" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como na hora de cozinhar, medir a altura, calcular a distância entre dois pontos, entre outras. Fale que, nesta aula, os alunos irão identificar um problema relacionado às medidas de grandezas, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia ‘Estudo de Caso’ será utilizada na aula. Será feita uma breve discussão sobre a importância das medidas de grandezas no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Separação dos grupos e escolha do tema

    Divida os alunos em grupos de 3 a 5 alunos e peça para cada grupo escolher um tema relacionado às medidas de grandezas para trabalhar. Sugira alguns temas, como a falta de sinalização adequada em ruas e avenidas, a falta de informação sobre as medidas de alimentos em embalagens, entre outros.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar o problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma. Auxilie na identificação do problema e na formulação de perguntas para a pesquisa.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado. Auxilie na elaboração das perguntas e na análise dos dados coletados.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar o contexto do problema identificado, buscando entender as causas e possíveis soluções. O professor irá auxiliar na análise dos dados e na formulação de hipóteses. Além disso, eles deverão comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, buscando identificar possíveis discrepâncias e lacunas de informação. Auxilie na análise dos dados e na formulação de conclusões.

  6. Etapa 6 - Criação do infográfico

    Apoie cada grupo na criação de seus respectivos infográficos, destacando os resultados e pontos-chave do estudo de caso. Peça para usarem os recursos e materiais disponíveis de maneira criativa e planejada.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos devem apresentar seus infográficos para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, tire as dúvidas deles e faça perguntas que estimulem o pensamento crítico e o raciocínio lógico de todos.

  8. Etapa 8 - Discussão em grupo

    Promova discussões coletivas sobre problemas associados à medidas de grandezas apresentada nos estudos de caso e sobre os resultados e pontos-chave destacados no infográfico.

  9. Etapa 9 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos para esta atividade, tais como participação, entendimento do tema, criatividade e entrega do infográfico. Incentive também os alunos a avaliarem seus próprios desempenhos e a compartilharem suas opiniões sobre a atividade.

  10. Etapa 10 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a continuarem estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e em apresentar suas ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Identificação clara do problema relacionado às medidas de grandezas.
  • Coleta e análise de dados relevantes para a resolução do problema.
  • Propostas de soluções criativas e viáveis para o problema identificado.
  • Qualidade do infográfico criado.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos durante todas as etapas da atividade.

Ações do professor

  • Auxiliar na escolha dos temas e na formulação de perguntas para a pesquisa.
  • Orientar os alunos na coleta e análise de dados.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de análise crítica dos alunos.
  • Auxiliar na elaboração das propostas de soluções e na criação do infográfico.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante todas as etapas da atividade.

Ações do aluno

  • Identificar claramente o problema relacionado às medidas de grandezas.
  • Coletar e analisar dados relevantes para a resolução do problema.
  • Propor soluções criativas e viáveis para o problema identificado.
  • Criar um infográfico de qualidade para apresentar as informações coletadas e as soluções propostas.
  • Participar ativamente e colaborativamente durante todas as etapas da atividade.