Aula sobre Problemas Associados A Medidas De Grandezas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Inicie a aula citando que o tema "Problemas associados à medidas de grandezas" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em construções de casas, em compras no supermercado, entre outras.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia ativa Gamificação será utilizada na aula. Em seguida, divida os alunos em grupo de 3 a 5 alunos e entregue a eles a tarefa de criar um jogo que envolva medidas de grandezas.

  2. Etapa 2 - Definição do jogo

    Os alunos deverão criar um mapa de registro contendo os campos: nome do Jogo, objetivo do Jogo, desafios do Jogo, níveis, esquema de Recompensas, informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso. Auxilie os alunos na definição desses campos.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Os alunos deverão criar o jogo utilizando as medidas de grandezas. Auxilie os alunos na criação do jogo e na utilização das medidas de grandezas.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como os conceitos de medidas de grandezas foram aplicados. Os demais alunos poderão jogar e avaliar o jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos deverão discutir em grupo sobre as medidas de grandezas utilizadas nos jogos e como elas podem ser aplicadas no cotidiano.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como as medidas de grandezas podem ser aplicadas no cotidiano.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância das medidas de grandezas no cotidiano e como a metodologia ativa Gamificação pode tornar o aprendizado mais envolvente e didático.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação de um jogo que envolva medidas de grandezas.
  • Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e didático.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta das medidas de grandezas no jogo criado.
  • Criatividade na criação do jogo.
  • Clareza na apresentação do jogo.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Reflexão individual sobre o aprendizado na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar como a metodologia ativa Gamificação será utilizada na aula.
  • Auxiliar os alunos na definição dos campos do mapa de registro.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo e na utilização das medidas de grandezas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Encerrar a aula reforçando a importância das medidas de grandezas no cotidiano.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?.
  • Criar um jogo que envolva medidas de grandezas.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.
  • Discutir em grupo sobre as medidas de grandezas utilizadas nos jogos e como elas podem ser aplicadas no cotidiano.
  • Fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como as medidas de grandezas podem ser aplicadas no cotidiano.