Aula sobre Problemas Associados A Medidas De Grandezas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Inicie a aula citando que o tema "Problemas associados à medidas de grandezas" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em construções de casas, em compras no supermercado, entre outras.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique como a metodologia ativa Gamificação será utilizada na aula. Em seguida, divida os alunos em grupo de 3 a 5 alunos e entregue a eles a tarefa de criar um jogo que envolva medidas de grandezas.Etapa 2 - Definição do jogo
Os alunos deverão criar um mapa de registro contendo os campos: nome do Jogo, objetivo do Jogo, desafios do Jogo, níveis, esquema de Recompensas, informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso. Auxilie os alunos na definição desses campos.Etapa 3 - Criação do jogo
Os alunos deverão criar o jogo utilizando as medidas de grandezas. Auxilie os alunos na criação do jogo e na utilização das medidas de grandezas.Etapa 4 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar o seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como os conceitos de medidas de grandezas foram aplicados. Os demais alunos poderão jogar e avaliar o jogo.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, os alunos deverão discutir em grupo sobre as medidas de grandezas utilizadas nos jogos e como elas podem ser aplicadas no cotidiano.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos deverão fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como as medidas de grandezas podem ser aplicadas no cotidiano.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando a importância das medidas de grandezas no cotidiano e como a metodologia ativa Gamificação pode tornar o aprendizado mais envolvente e didático.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação de um jogo que envolva medidas de grandezas.
- Utilizar a metodologia ativa Gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e didático.
Critérios de avaliação
- Utilização correta das medidas de grandezas no jogo criado.
- Criatividade na criação do jogo.
- Clareza na apresentação do jogo.
- Participação e colaboração em grupo.
- Reflexão individual sobre o aprendizado na aula.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como a metodologia ativa Gamificação será utilizada na aula.
- Auxiliar os alunos na definição dos campos do mapa de registro.
- Auxiliar os alunos na criação do jogo e na utilização das medidas de grandezas.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
- Encerrar a aula reforçando a importância das medidas de grandezas no cotidiano.
Ações do aluno
- Criar um mapa de registro contendo os campos Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?.
- Criar um jogo que envolva medidas de grandezas.
- Apresentar o jogo criado para a turma.
- Discutir em grupo sobre as medidas de grandezas utilizadas nos jogos e como elas podem ser aplicadas no cotidiano.
- Fazer uma reflexão individual sobre o que aprenderam na aula e como as medidas de grandezas podem ser aplicadas no cotidiano.