Aula sobre Problemas Associados A Medidas De Grandezas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o assunto para os alunos. Explique que o tema "Problemas associados à medidas de grandezas" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em construções de casas, em compras no supermercado, entre outras. O objetivo é desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique como a metodologia ‘Rotação por estações’ irá funcionar. Em seguida, divida os alunos em 3 grupos e cada grupo irá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre problemas associados à medidas de grandezas. É importante que cada grupo passe por todas as estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Medidas de comprimento

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com medidas de comprimento. Apresente exemplos práticos, como medir a altura de uma pessoa, a largura de uma sala, entre outros. Em seguida, os alunos irão resolver problemas relacionados ao tema.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Medidas de massa

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com medidas de massa. Mostre exemplos práticos, como pesar alimentos, objetos, entre outros. Em seguida, os alunos irão resolver problemas relacionados ao tema.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Medidas de capacidade

    Nesta estação, os alunos irão trabalhar com medidas de capacidade. Mostre exemplos práticos, como medir a quantidade de líquido em uma garrafa, em um copo, entre outros. Em seguida, os alunos irão resolver problemas relacionados ao tema.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Ao final de cada estação, peça aos estudantes para avaliarem a atividade com base nos critérios estabelecidos pela Dinâmica dos 3 Qs: ‘Que bom’, ‘Que pena’ e ‘Que tal’. Analise o impacto da aula no processo de ensino-aprendizagem e colete informações dos estudantes que possam ser aplicadas como melhorias nas próximas atividades.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Cada grupo, após ter passado por todas as estações, deverá discutir as atividades realizadas, compartilhando com os colegas seus desafios e aprendizados. Importante que os membros do grupo compartilhem suas respostas e tirem as dúvidas entre si. Ao longo desse processo, circule pela sala e auxilie os alunos na discussão.

  7. Etapa 7 - Exemplos práticos

    Para aprofundar ainda mais no tema, apresente exemplos práticos de situações em que os problemas associados à medidas de grandezas são utilizadas. Deixe claro o uso e seus benefícios.

  8. Etapa 8 - Socialização

    Na última etapa, os alunos devem socializar os problemas criados e as grandezas criadas. Incentive a participação de todos os alunos e esclarecer possíveis dúvidas.

  9. Etapa 9 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e nas intencionalidades pedagógicas. É importante que a avaliação seja formativa, ou seja, que o professor possa identificar as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo dos alunos.
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de resolver problemas relacionados ao tema.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Reflexão sobre o que foi aprendido e como pode ser aplicado no cotidiano.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Orientar os alunos durante a resolução dos problemas.
  • Estimular a participação e colaboração em grupo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas de grupo.
  • Refletir sobre o que foi aprendido e como pode ser aplicado no cotidiano.