Aula sobre Problemas Associados A Medidas De Grandezas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Para iniciar a aula, fale que o tema "Problemas associados à medidas de grandezas" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em construções de casas, em compras no supermercado, entre outras. Assim, os alunos terão a oportunidade de desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o tema e sua importância no cotidiano dos alunos. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações que envolvem medidas de grandezas, como receitas culinárias, construções de casas, compras no supermercado, entre outras.Etapa 2 - Sala de Aula Invertida
Disponibilize um vídeo previamente para os alunos assistirem sobre o tema "Problemas associados à medidas de grandezas". O vídeo deve ser curto e objetivo, com duração máxima de 10 minutos. Os alunos devem anotar e identificar as informações relevantes para a aplicação das medidas de grandezas.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para discutirem sobre o vídeo assistido. Forneça algumas perguntas norteadoras para a discussão, como "Qual a importância das medidas de grandezas no cotidiano?", "Quais são os principais problemas associados às medidas de grandezas?", entre outras.Etapa 4 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’
Cada grupo deverá criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom”, ”Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.Etapa 5 - Resolução de Problemas
Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvam problemas associados à medidas de grandezas. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como aplicaram as medidas de grandezas. Avalie a apresentação, esclareça dúvidas e incentive a discussão entre os grupos.Etapa 7 - Reflexão sobre a atividade
Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.Etapa 8 - Tarefa de casa
Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
- Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
- Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Utilização correta dos campos Que bom, "Que pena", "Que tal" no _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
- Resolução correta dos problemas propostos pelo professor.
- Participação ativa na discussão em grupo.
Ações do professor
- Selecionar um vídeo curto e objetivo sobre o tema.
- Fornecer perguntas norteadoras para a discussão em grupo.
- Fornecer um modelo de template de Dinâmica dos 3 Qs para os alunos.
- Fornecer problemas contextualizados para os grupos resolverem em conjunto.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo previamente selecionado pelo professor.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".
- Resolver problemas em grupo.
- Apresentar soluções para os problemas resolvidos.