Aula sobre Problemas Associados A Medidas De Grandezas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Para iniciar a aula, fale que o tema "Problemas associados à medidas de grandezas" é muito importante para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como em receitas culinárias, em construções de casas, em compras no supermercado, entre outras. Assim, os alunos terão a oportunidade de desenvolver a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento, reconhecendo que toda medida empírica é aproximada.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o tema e sua importância no cotidiano dos alunos. Em seguida, apresente exemplos práticos de situações que envolvem medidas de grandezas, como receitas culinárias, construções de casas, compras no supermercado, entre outras.

  2. Etapa 2 - Sala de Aula Invertida

    Disponibilize um vídeo previamente para os alunos assistirem sobre o tema "Problemas associados à medidas de grandezas". O vídeo deve ser curto e objetivo, com duração máxima de 10 minutos. Os alunos devem anotar e identificar as informações relevantes para a aplicação das medidas de grandezas.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 pessoas para discutirem sobre o vídeo assistido. Forneça algumas perguntas norteadoras para a discussão, como "Qual a importância das medidas de grandezas no cotidiano?", "Quais são os principais problemas associados às medidas de grandezas?", entre outras.

  4. Etapa 4 - Criação do template de ‘Dinâmica dos 3 Qs’

    Cada grupo deverá criar um _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’, com os campos “Que bom”, ”Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Explique como funciona a dinâmica e como ela será utilizada para avaliar a atividade.

  5. Etapa 5 - Resolução de Problemas

    Forneça papel, caneta, lápis e borracha para os alunos fazerem exercícios que envolvam problemas associados à medidas de grandezas. Circule pela sala, auxiliando os alunos e tirando dúvidas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar os resultados dos exercícios e explicar como aplicaram as medidas de grandezas. Avalie a apresentação, esclareça dúvidas e incentive a discussão entre os grupos.

  7. Etapa 7 - Reflexão sobre a atividade

    Os alunos devem utilizar o _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’ para avaliar a atividade e refletir sobre o que aprenderam. Colete os _templates_ e avalie a reflexão dos alunos.

  8. Etapa 8 - Tarefa de casa

    Envie uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem os conceitos aprendidos na aula. Esse também é o momento para o professor avaliar o desempenho dos alunos com base nos critérios estabelecidos e dar um feedback construtivo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas inseridos em contextos oriundos de situações cotidianas ou de outras áreas do conhecimento.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
  • Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Utilização correta dos campos Que bom, "Que pena", "Que tal" no _template_ de ‘Dinâmica dos 3 Qs’.
  • Resolução correta dos problemas propostos pelo professor.
  • Participação ativa na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Selecionar um vídeo curto e objetivo sobre o tema.
  • Fornecer perguntas norteadoras para a discussão em grupo.
  • Fornecer um modelo de template de Dinâmica dos 3 Qs para os alunos.
  • Fornecer problemas contextualizados para os grupos resolverem em conjunto.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo previamente selecionado pelo professor.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal".
  • Resolver problemas em grupo.
  • Apresentar soluções para os problemas resolvidos.