Aula sobre Problemas Com Grafico De Setores Circular

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


Os gráficos de setores, também conhecidos como gráficos circulares, são uma forma visual de representar dados em que cada setor representa uma porcentagem do todo. Eles são amplamente utilizados em diversas áreas, como na mídia, em pesquisas de opinião e em relatórios financeiros. Nesta aula, os alunos aprenderão a interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores, compreendendo quando é possível ou conveniente sua utilização. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, em que os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando o que são gráficos de setores. Em seguida, apresente exemplos práticos de gráficos de setores encontrados em jornais, revistas e na internet.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber uma lista de perguntas para discutir em grupo, como "Quais são as vantagens e desvantagens de utilizar gráficos de setores?", "Em que situações é mais adequado utilizar gráficos de setores?" e "Como interpretar um gráfico de setores?". Circule pela sala para auxiliar os grupos e esclarecer dúvidas.

  3. Etapa 3 - Exercícios em sala

    Os alunos devem receber uma lista de exercícios para resolver em sala de aula, utilizando gráficos de setores. Os exercícios devem ser escolhidos de acordo com o nível de dificuldade da turma.

  4. Etapa 4 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem ser desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos "Que bom", "Que pena" e "Que tal". O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e deem feedbacks construtivos sobre o que foi bom, o que poderia ter sido melhor e o que pode ser feito para melhorar.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar seu template de Dinâmica dos 3 Qs para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e estimule a discussão sobre as sugestões apresentadas.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma breve síntese da aula e reforce os principais pontos abordados. Incentive os alunos a continuar praticando a interpretação e análise de gráficos de setores em casa.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a utilização de gráficos de setores em diferentes contextos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
  • Participação ativa na discussão em grupo e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Habilidade em trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Reflexão crítica sobre a utilização de gráficos de setores em diferentes contextos.
  • Resolução correta dos exercícios em sala de aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar os conceitos básicos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo e na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Esclarecer dúvidas e auxiliar os alunos na resolução dos exercícios em sala de aula.
  • Incentivar a reflexão crítica sobre a utilização de gráficos de setores em diferentes contextos.
  • Fazer uma síntese da aula e reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo e da criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Resolver corretamente os exercícios em sala de aula.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Refletir criticamente sobre a utilização de gráficos de setores em diferentes contextos.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e dar feedbacks construtivos.