Aula sobre Problemas Com Grafico De Setores Circular

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Os gráficos de setores, também conhecidos como gráficos circulares, são uma forma visual de representar dados em que cada setor representa uma porcentagem do todo. Eles são amplamente utilizados em relatórios, jornais, revistas e outros meios de comunicação para apresentar informações de forma clara e concisa. Nesta aula, os alunos aprenderão a interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores, bem como a compreender quando é possível ou conveniente sua utilização. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos criarão um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os critérios de avaliação organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique o que são gráficos de setores, como eles são construídos e para que são utilizados. Em seguida, os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e receber uma folha de papel sulfite e lápis para anotar as informações importantes.

  2. Etapa 2 - Exemplos práticos

    Apresente alguns exemplos práticos de gráficos de setores, como um gráfico de pizza que mostra a distribuição de gastos de uma família em um mês. Os alunos devem analisar os exemplos e identificar as informações que podem ser extraídas deles.

  3. Etapa 3 - Criação do template de avaliação por pares

    Os alunos, em seus grupos, devem criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5. Oriente-os na criação do template e forneça exemplos de critérios de avaliação.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos trabalhos

    Cada grupo deve apresentar seu trabalho para a turma, explicando como criaram o template de avaliação por pares e quais critérios foram utilizados. Os outros grupos devem avaliar a apresentação e preencher o template de avaliação.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo as avaliações recebidas e identificar os pontos fortes e fracos de suas apresentações. Oriente-os na discussão e forneça feedbacks construtivos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e destacando a importância da interpretação e análise de dados apresentados em gráficos de setores.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedbacks construtivos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo.
  • Construção dos argumentos.
  • Apresentação e comunicação.
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar os conceitos.
  • Orientar os alunos na criação do template de avaliação por pares.
  • Fornecer exemplos de critérios de avaliação.
  • Orientar os alunos na discussão e fornecer feedbacks construtivos.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula.

Ações do aluno

  • Analisar exemplos práticos de gráficos de setores.
  • Criar um template de avaliação por pares.
  • Apresentar seu trabalho para a turma.
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Discutir em grupo as avaliações recebidas.