Aula sobre Problemas Com Grafico De Setores Circular
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
Os gráficos de setores, também conhecidos como gráficos circulares, são uma forma visual de representar dados em que cada setor representa uma porcentagem do todo. Eles são amplamente utilizados em diversas áreas, como na mídia, em pesquisas de opinião e em relatórios financeiros. Nesta aula, os alunos aprenderão a interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores, compreendendo quando é possível ou conveniente sua utilização. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, em que os alunos criarão um diário de bordo em grupo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique o que são gráficos de setores, como eles são construídos e para que são utilizados. Em seguida, apresente exemplos práticos de gráficos de setores em diferentes contextos, como em pesquisas de opinião e em relatórios financeiros.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos devem ser divididos em grupos e terão 20 minutos para discutir em grupo sobre a importância dos gráficos de setores e como eles podem ser úteis em diferentes situações. Cada grupo deve escolher um exemplo prático de gráfico de setores e apresentá-lo para a turma.Etapa 3 - Criação do diário de bordo
Os alunos, em seus grupos, devem criar um diário de bordo contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Eles devem escolher um tema e criar um gráfico de setores para representar os dados relacionados a esse tema. Em seguida, devem discutir em grupo sobre as possíveis interpretações do gráfico e como ele pode ser utilizado para tomar decisões.Etapa 4 - Apresentação dos diários de bordo
Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando o tema escolhido, como o gráfico de setores foi construído e as possíveis interpretações dos dados apresentados.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos devem ter 20 minutos para discutir em grupo sobre as diferentes interpretações dos gráficos de setores apresentados e como eles podem ser utilizados para tomar decisões.Etapa 6 - Reflexão individual
Os alunos devem ter 10 minutos para refletir individualmente sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em suas vidas.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e incentive os alunos a continuarem explorando o tema em casa.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do diário de bordo.
- Incentivar a reflexão crítica dos alunos sobre a importância dos gráficos de setores e como eles podem ser utilizados para tomar decisões.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Qualidade do diário de bordo criado pelo grupo.
- Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar como os gráficos de setores são construídos e para que são utilizados.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Orientar os alunos na criação do diário de bordo e na apresentação dos resultados.
Ações do aluno
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Colaborar na criação do diário de bordo.
- Apresentar o diário de bordo de forma clara e objetiva.