Aula sobre Problemas Com Grafico De Setores Circular

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Os gráficos de setores, também conhecidos como gráficos circulares, são uma forma visual de representar dados em que o todo é dividido em partes proporcionais. Eles são amplamente utilizados em diversas áreas, como na mídia, em pesquisas de opinião, em estatísticas de vendas, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores, compreendendo quando é possível ou conveniente sua utilização. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo dos gráficos de setores.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique o que são gráficos de setores, como eles são construídos e para que são utilizados. Mostre exemplos práticos de gráficos de setores em diferentes contextos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo dos gráficos de setores. Eles devem preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos compreendam as necessidades e desejos do público-alvo dos gráficos de setores.

  3. Etapa 3 - Identificação dos dados

    Com base no mapa de empatia, os alunos devem identificar quais dados são relevantes para o público-alvo dos gráficos de setores. Eles devem justificar suas escolhas e explicar por que esses dados são importantes.

  4. Etapa 4 - Construção dos gráficos de setores

    Os alunos devem construir seus próprios gráficos de setores com base nos dados identificados na etapa anterior. Eles devem utilizar papel e lápis para desenhar os gráficos e calcular as proporções.

  5. Etapa 5 - Análise dos gráficos

    Os alunos devem analisar os gráficos construídos pelos colegas e identificar possíveis erros ou problemas. Eles devem justificar suas observações e propor soluções para corrigir os problemas identificados.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre a importância dos gráficos de setores e quando é conveniente utilizá-los. Eles devem apresentar exemplos práticos de situações em que os gráficos de setores são úteis e situações em que não são recomendados.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula e reforce os principais pontos abordados. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de identificar dados relevantes para o público-alvo dos gráficos de setores.
  • Habilidade de construir gráficos de setores precisos e proporcionais.
  • Capacidade de analisar e identificar possíveis erros ou problemas nos gráficos construídos pelos colegas.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Compreensão dos principais conceitos abordados na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar os principais conceitos.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Auxiliar os alunos na identificação dos dados relevantes e na construção dos gráficos de setores.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula e reforçar os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender melhor o público-alvo dos gráficos de setores.
  • Identificar os dados relevantes para o público-alvo e construir gráficos de setores precisos e proporcionais.
  • Analisar e identificar possíveis erros ou problemas nos gráficos construídos pelos colegas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Tirar dúvidas e fazer perguntas ao professor.