Aula sobre Problemas Com Grafico De Setores Circular

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Os gráficos de setores, também conhecidos como gráficos circulares, são uma forma visual de representar dados em que cada setor representa uma porcentagem do todo. Eles são amplamente utilizados em diversas áreas, como em pesquisas de opinião, estatísticas de vendas e até mesmo em cardápios de restaurantes. Nesta aula, os alunos aprenderão a interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores divulgados pela mídia e compreenderão quando é possível ou conveniente sua utilização. Para tornar a aula mais envolvente e didática, será utilizada a metodologia ativa Gamificação, em que os alunos criarão um mapa de registro para um jogo sobre o tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula explicando o que são gráficos de setores e como eles são utilizados. Em seguida, apresente exemplos de gráficos de setores encontrados em jornais, revistas e na internet.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber diferentes gráficos de setores para analisar. Eles devem discutir em grupo sobre as informações apresentadas nos gráficos e como eles podem ser interpretados.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os alunos devem criar um mapa de registro para um jogo sobre gráficos de setores. Eles devem preencher os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas de registro

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de registro para a turma. Faça comentários sobre cada mapa e incentive a participação dos alunos.

  5. Etapa 5 - Jogo em grupo

    Os alunos devem jogar em grupo o jogo criado por outro grupo. Acompanhe o jogo e faça comentários sobre as estratégias utilizadas pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Discussão final

    Faça uma discussão final sobre a importância dos gráficos de setores e como eles podem ser utilizados de forma adequada. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de um jogo sobre o tema.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na aula.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do mapa de registro.
  • Qualidade do jogo criado pelos alunos.
  • Participação ativa dos alunos durante a aula.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Fazer comentários construtivos sobre os trabalhos dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do mapa de registro.
  • Colaborar com os colegas na criação do jogo.
  • Participar ativamente durante a aula.