Aula sobre Problemas Com Grafico De Setores Circular
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Os gráficos de setores, também conhecidos como gráficos circulares, são uma forma visual de representar dados em que o todo é dividido em partes proporcionais. Eles são amplamente utilizados em diversas áreas, como na mídia, em pesquisas de opinião, em estatísticas de vendas, entre outros. Nesta aula, os alunos irão aprender a interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique o que são gráficos de setores, como eles são construídos e para que são utilizados. Em seguida, mostre exemplos de gráficos de setores presentes em jornais, revistas e na internet.Etapa 2 - Estação 1 - Construção de gráficos de setores
Os alunos devem construir gráficos de setores utilizando dados fornecidos por você. Eles devem identificar as partes proporcionais e calcular os ângulos correspondentes.Etapa 3 - Estação 2 - Análise de gráficos de setores
Os alunos devem analisar gráficos de setores presentes em jornais, revistas e na internet. Eles devem identificar as partes proporcionais, calcular os ângulos correspondentes e interpretar os dados apresentados.Etapa 4 - Estação 3 - Comparação de gráficos de setores
Os alunos devem comparar dois ou mais gráficos de setores que apresentam dados semelhantes. Eles devem identificar as diferenças e semelhanças entre os gráficos e interpretar os dados apresentados.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as atividades realizadas e compartilhar suas conclusões. Medeie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma síntese das atividades realizadas e reforce os conceitos aprendidos. Destaque a importância de interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores divulgados pela mídia.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
- Estimular a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos na construção de gráficos de setores.
- Promover a cooperação e a troca de ideias entre os alunos durante a discussão em grupo.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em identificar as partes proporcionais e calcular os ângulos correspondentes em gráficos de setores.
- Habilidade dos alunos em interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar os conceitos envolvidos.
- Mediar as atividades realizadas pelos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Fazer uma síntese das atividades realizadas e reforçar os conceitos aprendidos.
- Esclarecer possíveis dúvidas dos alunos.
Ações do aluno
- Construir gráficos de setores utilizando dados fornecidos pelo professor.
- Analisar gráficos de setores presentes em jornais, revistas e na internet.
- Comparar dois ou mais gráficos de setores que apresentam dados semelhantes.
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Esclarecer possíveis dúvidas com o professor.