Aula sobre Problemas Com Grafico De Setores Parte 2
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O objetivo aqui é que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre gráficos de setores (circulares) e como interpretá-los corretamente. Eles aprenderão a analisar dados apresentados em gráficos de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos de gráficos de setores em notícias, revistas, propagandas, entre outros, e discutir com os alunos a importância de saber interpretá-los corretamente.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e comente a importância dos conceitos de gráficos de setores. Em seguida, peça aos alunos para compartilharem exemplo de uso e aplicações deste conteúdo em situações cotidianas.Etapa 2 - Entender
Os alunos irão discutir em grupos sobre a importância dos gráficos de setores e como eles podem ser úteis em diferentes situações. Aproveite este momento para explicar aos alunos sobre a metodologia Design Sprint e como ela pode ser utilizada para apoiar a resolução de problemas, como os que envolvem gráficos de setores. Não esqueça de comentar cada uma das etapas da metodologia: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.Etapa 3 - Esboçar
Os grupos irão esboçar um modelo de design sprint para discutir como cada etapa pode ser aplicada na interpretação de gráficos de setores. Acompanhe a discussão e tire dúvidas.Etapa 4 - Decidir
Os alunos irão escolher um gráfico de setores de uma notícia ou revista e irão analisá-lo em grupo. Eles irão discutir sobre as informações apresentadas no gráfico e como ele pode ser interpretado corretamente.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar um novo gráfico de setores com base nas informações analisadas na etapa anterior. Eles irão discutir em grupo sobre a melhor forma de apresentar as informações no gráfico.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão apresentar seus gráficos de setores para a turma e irão discutir sobre as diferentes formas de apresentar as informações. Eles irão avaliar os gráficos criados pelos colegas e discutir sobre as diferentes formas de interpretá-los.Etapa 7 - Conclusão
Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações. Por fim, dê feedbacks coletivos à turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em interpretar corretamente os dados apresentados no gráfico de setores.
- Criatividade e originalidade na criação do novo gráfico de setores.
- Participação e colaboração dos alunos durante as discussões em grupo.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância de saber interpretar gráficos de setores.
- Orientar os alunos na criação do modelo de design sprint.
- Auxiliar os alunos na análise dos gráficos de setores e na criação do novo gráfico.
Ações do aluno
- Participar das discussões em grupo sobre a importância dos gráficos de setores.
- Criar o modelo de design sprint com base nas informações apresentadas pelo professor.
- Analisar um gráfico de setores em grupo e criar um novo gráfico com base nas informações analisadas.