Aula sobre Problemas Com Grafico De Setores Parte 2

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O objetivo aqui é que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre gráficos de setores (circulares) e como interpretá-los corretamente. Eles aprenderão a analisar dados apresentados em gráficos de setores divulgados pela mídia e compreender quando é possível ou conveniente sua utilização. Para contextualizar o tema, o professor pode apresentar exemplos práticos de gráficos de setores em notícias, revistas, propagandas, entre outros, e discutir com os alunos a importância de saber interpretá-los corretamente.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e comente a importância dos conceitos de gráficos de setores. Em seguida, peça aos alunos para compartilharem exemplo de uso e aplicações deste conteúdo em situações cotidianas.

  2. Etapa 2 - Entender

    Os alunos irão discutir em grupos sobre a importância dos gráficos de setores e como eles podem ser úteis em diferentes situações. Aproveite este momento para explicar aos alunos sobre a metodologia Design Sprint e como ela pode ser utilizada para apoiar a resolução de problemas, como os que envolvem gráficos de setores. Não esqueça de comentar cada uma das etapas da metodologia: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os grupos irão esboçar um modelo de design sprint para discutir como cada etapa pode ser aplicada na interpretação de gráficos de setores. Acompanhe a discussão e tire dúvidas.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher um gráfico de setores de uma notícia ou revista e irão analisá-lo em grupo. Eles irão discutir sobre as informações apresentadas no gráfico e como ele pode ser interpretado corretamente.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um novo gráfico de setores com base nas informações analisadas na etapa anterior. Eles irão discutir em grupo sobre a melhor forma de apresentar as informações no gráfico.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus gráficos de setores para a turma e irão discutir sobre as diferentes formas de apresentar as informações. Eles irão avaliar os gráficos criados pelos colegas e discutir sobre as diferentes formas de interpretá-los.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma reflexão final sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações. Por fim, dê feedbacks coletivos à turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em interpretar corretamente os dados apresentados no gráfico de setores.
  • Criatividade e originalidade na criação do novo gráfico de setores.
  • Participação e colaboração dos alunos durante as discussões em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância de saber interpretar gráficos de setores.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de design sprint.
  • Auxiliar os alunos na análise dos gráficos de setores e na criação do novo gráfico.

Ações do aluno

  • Participar das discussões em grupo sobre a importância dos gráficos de setores.
  • Criar o modelo de design sprint com base nas informações apresentadas pelo professor.
  • Analisar um gráfico de setores em grupo e criar um novo gráfico com base nas informações analisadas.