Aula sobre Problemas Com Grafico De Setores Parte 2
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
Nesta aula, vamos trabalhar com problemas envolvendo gráficos de setores (circulares). Os gráficos de setores são muito utilizados em diversas áreas, como em pesquisas de opinião, em estatísticas de vendas, entre outros. É importante que os alunos saibam interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores, para poderem compreender quando é possível ou conveniente sua utilização.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância de saber interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores. Em seguida, mostre exemplos práticos de gráficos de setores e como eles podem ser encontrados no cotidiano dos estudantes.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza gráficos de setores em sua rotina (tal como um aplicador de pesquisa de opinião) e preencher cada campo com informações relevantes.Etapa 3 - Identificação dos problemas
Com base no mapa de empatia, os alunos irão identificar os principais problemas que uma pessoa pode enfrentar ao interpretar um gráfico de setores. Auxilie os alunos nessa etapa, fazendo perguntas e incentivando a discussão em grupo.Etapa 4 - Solução dos problemas
Os alunos irão propor soluções para os problemas identificados na etapa anterior. Incentive a criatividade e a participação de todos os alunos.Etapa 5 - Aplicação prática
Os alunos irão aplicar o que aprenderam na prática, resolvendo problemas envolvendo gráficos de setores. Forneça exemplos e auxilie os alunos na resolução dos problemas.Etapa 6 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre as soluções propostas e como elas podem ser aplicadas na realidade. Estimule a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando a importância de saber interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos.
- Incentivar a reflexão sobre a aplicação prática do tema na realidade.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante toda a aula.
- Capacidade dos alunos em identificar e solucionar problemas relacionados ao tema.
- Habilidade dos alunos em aplicar o que aprenderam na prática.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar sua importância.
- Auxiliar os alunos na criação do mapa de empatia.
- Incentivar a criatividade e a participação dos alunos durante toda a aula.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia.
- Identificar os principais problemas relacionados ao tema.
- Propor soluções criativas para os problemas identificados.