Aula sobre Problemas Com Grafico De Setores Parte 2

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O objetivo aqui é trabalhar com problemas envolvendo gráficos de setores (circulares). Os gráficos de setores são muito utilizados em jornais, revistas e na internet para apresentar informações de forma visual e clara. Por isso, é importante que os alunos saibam interpretá-los corretamente. Importante compartilhar exemplos práticos e didáticos para que os alunos possam compreender melhor o assunto e aplicá-lo em situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que sabem sobre gráfico de setores. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente exemplos de gráficos de setores que os alunos possam encontrar no cotidiano, como em pesquisas de opinião, dados de vendas de produtos, entre outros. Em seguida, explique como interpretar esses gráficos e como eles podem ser úteis para a compreensão de informações.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Compartilhe alguns exemplos práticos de problemas envolvendo gráficos de setores e peça para que os alunos resolvam em seus modelos de registro de aprendizagem. Os exemplos devem ser variados e envolver diferentes tipos de informações e níveis de dificuldade.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as soluções dos problemas apresentados por você. O objetivo é que eles possam compartilhar suas ideias e aprender com os colegas.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos devem registrar em seus modelos de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

  6. Etapa 6 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos durante as atividades, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto. Recolhas os modelos de registro de aprendizagem de cada aluno, de maneira que possa avaliar os problemas criados por eles e, assim, dar os feedbacks individuais.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Deixe uma tarefa de casa para que os alunos pratiquem mais a interpretação de gráficos de setores. A tarefa pode ser um problema para ser resolvido em casa, ou até mesmo uma pesquisa de um gráfico de setores presente em revistas e jornais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores divulgados pela mídia.
  • Estimular a colaboração e a troca de ideias entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de interpretar e analisar gráficos de setores.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Propor tarefas que estimulem a aplicação do conhecimento adquirido em situações cotidianas.

Ações do aluno

  • Registrar suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto em seus modelos de registro de aprendizagem.
  • Resolver os problemas apresentados pelo professor em seus modelos de registro de aprendizagem.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Realizar as atividades e tarefa de casa.