Aula sobre Problemas Com Grafico De Setores Parte 2

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O objetivo aqui é trabalhar com problemas envolvendo gráficos de setores (circulares). Os gráficos de setores são muito utilizados em diversas áreas, como em pesquisas de opinião, em estatísticas de vendas, em relatórios financeiros, entre outros. É importante que os alunos saibam interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores divulgados pela mídia e compreendam quando é possível ou conveniente sua utilização.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos gráficos de setores. Em seguida, mostre exemplos práticos de como esse tipo de gráfico é utilizado no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Explicação teórica

    Explique como se estrutura um gráfico de setores, mostrando os dados que são necessários, como também, compartilhando os usos mais adequados deste tipo de gráfico.

  3. Etapa 3 - Criação das perguntas e afirmações

    Cada grupo irá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. As perguntas devem ser objetivas e relacionadas ao conteúdo estudado. As afirmações devem ser verdadeiras ou falsas e relacionadas ao conteúdo estudado. Importante que sejam criadas as respostas, as regras do jogo e o esquema de recompensas.

  4. Etapa 4 - Jogo

    Cada grupo irá jogar o jogo criado pelo outro grupo. O jogo consiste em sortear uma carta de pergunta ou afirmação e responder corretamente. Se acertar, o grupo ganha um ponto. Se errar, o grupo perde um ponto. O grupo com mais pontos ao final do jogo é o vencedor.

  5. Etapa 5 - Discussão

    Conduza uma discussão sobre os erros e acertos dos grupos durante o jogo, reforçando os conceitos estudados.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Individualmente, os alunos irão resolver exercícios práticos sobre o tema, a partir do que aprenderam durante as atividades. Acompanhe os alunos e tire suas dúvidas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância dos gráficos de setores e como eles podem ser utilizados no cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Promover o aprendizado de forma lúdica e divertida.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações criadas pelos grupos.
  • Desempenho dos grupos durante o jogo e da resolução dos exercícios.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância dos gráficos de setores.
  • Explicar como se constrói um gráfico de setor e preparar exercícios práticos aos alunos.
  • Conduzir a discussão sobre os erros e acertos dos grupos durante o jogo.

Ações do aluno

  • Criar as perguntas e afirmações sobre o tema.
  • Jogar o jogo criado pelo outro grupo.
  • Participar ativamente da discussão sobre os erros e acertos dos grupos durante o jogo.
  • Realizar os exercícios práticos propostos pelo professor.