Aula sobre Problemas Com Grafico De Setores Parte 2

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


O objetivo aqui é trabalhar com problemas envolvendo gráficos de setores (circulares). Os gráficos de setores são muito utilizados na mídia para apresentar informações de forma visual e clara. Por exemplo, em uma pesquisa eleitoral, é comum vermos gráficos de setores mostrando a porcentagem de votos de cada candidato. É importante que os alunos saibam interpretar esses gráficos e compreendam quando é possível ou conveniente sua utilização.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância de saber interpretar gráficos de setores. Peça aos alunos para compartilharem exemplos práticos de gráficos de setores presentes no cotidiano. Em seguida, apresente a metodologia Rotação por estações e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre gráfico de setores. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Leitura e interpretação de gráficos de setores

    Nesta estação, os alunos irão ler e interpretar gráficos de setores. Disponibilize diferentes gráficos e os alunos deverão responder perguntas sobre eles, como, por exemplo, qual é a porcentagem de cada setor e qual é o setor que representa a maior porcentagem.

    Estação 2 - Criação de gráficos de setores

    Nesta estação, os alunos irão criar seus próprios gráficos de setores. Compartilhe dados e os alunos deverão criar um gráfico de setores que represente esses dados. Em seguida, deverão responder perguntas sobre o gráfico criado, como, por exemplo, qual é a porcentagem de cada setor e qual é o setor que representa a menor porcentagem.

    Estação 3 - Análise crítica de gráficos de setores

    Nesta estação, os alunos irão analisar criticamente gráficos de setores. Apresente diferentes gráficos e os alunos deverão identificar possíveis erros ou distorções nos gráficos, como, por exemplo, setores com tamanhos desproporcionais ou informações que não estão claras.


  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após as atividades nas estações, os alunos irão se reunir em seus grupos para discutir o que aprenderam e compartilhar suas experiências. Oriente a discussão e faça perguntas para estimular a reflexão dos alunos.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, como a resolução de problemas de gráficos de setores selecionados por você.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforce a importância de saber interpretar gráficos de setores.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores divulgados pela mídia.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de gráficos de setores.
  • Desenvolver a capacidade crítica dos alunos na análise de gráficos de setores.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em interpretar e analisar gráficos de setores.
  • Criatividade dos alunos na criação de gráficos de setores.
  • Capacidade crítica dos alunos na análise de gráficos de setores.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância de saber interpretar gráficos de setores.
  • Orientar as atividades nas estações.
  • Estimular a reflexão dos alunos durante a discussão em grupo.
  • Fazer uma breve conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Ler e interpretar gráficos de setores.
  • Criar gráficos de setores.
  • Analisar criticamente gráficos de setores.
  • Discutir em grupo o que aprenderam e compartilhar suas experiências.
  • Refletir sobre a importância de saber interpretar gráficos de setores.