Aula sobre Problemas Com Grafico De Setores Parte 2

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


O objetivo aqui é trabalhar com problemas envolvendo gráficos de setores (circulares). Os gráficos de setores são muito utilizados na mídia para apresentar informações de forma visual e clara. Por exemplo, em uma pesquisa eleitoral, é comum vermos gráficos de setores mostrando a porcentagem de votos de cada candidato. É importante que os alunos saibam interpretar esses gráficos e analisar as informações apresentadas.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Os alunos assistirão a uma videoaula sobre gráficos de setores. Utilize um vídeo já existente em plataformas online ou crie um próprio. Não deixe de orientar os alunos a realizarem suas anotações e registrarem suas dúvidas sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos gráficos de setores. Em seguida, mostre exemplos de gráficos de setores em jornais, revistas e na internet.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre os gráficos de setores apresentados na videoaula. Eles deverão identificar as informações apresentadas e analisar a eficácia do gráfico em transmitir essas informações. Aproveite este momento para tirar dúvidas que os alunos tiverem sobre a videoaula.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal. Eles deverão utilizar esse modelo para avaliar a atividade e desenvolver o tema.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo irá apresentar seu modelo e discutir as avaliações feitas pelos alunos. Medie a discussão, fazendo intervenções, se necessário.

  6. Etapa 6 - Exercícios em sala

    Distribua exercícios sobre gráficos de setores para os alunos resolverem em sala de aula, individualmente. Recolha os exercícios para poder corrigir e avaliar os alunos posteriormente.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma revisão dos principais pontos abordados na aula e tire dúvidas dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Promover a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

Critérios de avaliação

  • Realização da atividade pré-aula.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Desempenho dos alunos nos exercícios em sala de aula.

Ações do professor

  • Indicar videoaula prévia e apresentar o tema e contextualizar a importância dos gráficos de setores.
  • Distribuir exercícios sobre gráficos de setores para os alunos resolverem em sala de aula.
  • Fazer uma revisão dos principais pontos abordados na aula e tirar dúvidas dos alunos.
  • Corrigir, avaliar e dar feedback em relação aos exercícios resolvidos pelos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir a videoaula sobre gráficos de setores.
  • Discutir em grupo sobre os gráficos de setores apresentados na videoaula.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal.
  • Resolver exercícios sobre gráficos de setores em sala de aula.
  • Apresentar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo.