Aula sobre Problemas Com Grafico De Setores Parte 2
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O objetivo aqui é trabalhar com problemas envolvendo gráficos de setores (circulares). Os gráficos de setores são muito utilizados na mídia para apresentar informações de forma visual e clara. Por exemplo, em uma pesquisa eleitoral, é comum vermos gráficos de setores mostrando a porcentagem de votos de cada candidato. É importante que os alunos saibam interpretar esses gráficos e analisar as informações apresentadas.
Etapa 1 - Pré-aula
Os alunos assistirão a uma videoaula sobre gráficos de setores. Utilize um vídeo já existente em plataformas online ou crie um próprio. Não deixe de orientar os alunos a realizarem suas anotações e registrarem suas dúvidas sobre o tema.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância dos gráficos de setores. Em seguida, mostre exemplos de gráficos de setores em jornais, revistas e na internet.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e irão discutir sobre os gráficos de setores apresentados na videoaula. Eles deverão identificar as informações apresentadas e analisar a eficácia do gráfico em transmitir essas informações. Aproveite este momento para tirar dúvidas que os alunos tiverem sobre a videoaula.Etapa 4 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos irão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal. Eles deverão utilizar esse modelo para avaliar a atividade e desenvolver o tema.Etapa 5 - Apresentação dos modelos
Cada grupo irá apresentar seu modelo e discutir as avaliações feitas pelos alunos. Medie a discussão, fazendo intervenções, se necessário.Etapa 6 - Exercícios em sala
Distribua exercícios sobre gráficos de setores para os alunos resolverem em sala de aula, individualmente. Recolha os exercícios para poder corrigir e avaliar os alunos posteriormente.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma revisão dos principais pontos abordados na aula e tire dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em interpretar e analisar dados apresentados em gráficos de setores.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Promover a participação ativa dos alunos na aula, por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
Critérios de avaliação
- Realização da atividade pré-aula.
- Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Desempenho dos alunos nos exercícios em sala de aula.
Ações do professor
- Indicar videoaula prévia e apresentar o tema e contextualizar a importância dos gráficos de setores.
- Distribuir exercícios sobre gráficos de setores para os alunos resolverem em sala de aula.
- Fazer uma revisão dos principais pontos abordados na aula e tirar dúvidas dos alunos.
- Corrigir, avaliar e dar feedback em relação aos exercícios resolvidos pelos alunos.
Ações do aluno
- Assistir a videoaula sobre gráficos de setores.
- Discutir em grupo sobre os gráficos de setores apresentados na videoaula.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal.
- Resolver exercícios sobre gráficos de setores em sala de aula.
- Apresentar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelo grupo.