Aula sobre Problemas Envolvendo Adicao Com Numeros Decimais
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
Inicie a aula citando aos alunos que eles irão trabalhar com problemas que envolvem adição de números decimais. Esses problemas podem ser encontrados em diversas situações do cotidiano, como em compras no supermercado, no cálculo de gastos com combustível em uma viagem, entre outros.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e contextualize a importância da adição de números decimais no cotidiano dos alunos. Mostre exemplos envolvendo adição de número decimais para exemplificar como a metodologia será utilizada nesta aula.Etapa 2 - Resolução de problemas em grupo
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 alunos e receberão uma lista de problemas que envolvem adição de números decimais. Eles deverão trabalhar em conjunto para resolver os problemas e apresentar as soluções para a turma.Etapa 3 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos problemas, conduza uma discussão em grupo sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para resolver os problemas. Eles podem discutir diferentes estratégias, desde que sejam coerentes com o assunto da aula.Etapa 4 - Geração de alternativas
Oriente os grupos a criarem um diário de bordo com os campos: “Problema”, “Geração de Alternativas” e “Solução”. Nesse momento, os estudantes devem discutir possíveis alternativas para o problema apresentado na etapa anterior, explicando o raciocínio utilizado, as estratégias adotadas e apresentando possíveis soluções, como também, registrar suas ideias no diário de bordo.Etapa 5 - Pesquisa
Os alunos devem resolver o problema em grupo, utilizando a metodologia ‘Aprendizagem Baseada em Problemas’. Assim, eles devem discutir entre si e chegar a uma solução. Para aprofundar o conhecimento dos estudantes e, para ajudá-los nessa etapa, forneça aos alunos materiais disponíveis na escola como régua, compasso, papel e lápis, para que os alunos possam fazer cálculos e desenhos. Esteja disponível para tirar dúvidas e orientar os alunos durante a pesquisa.Etapa 6 - Discussão em Grupo
Os grupos se reúnem para apresentar a conclusão das discussões realizadas e o quanto a pesquisa acrescentou para a compreensão do tema. Medie sempre que necessário as discussões realizadas pelos grupos, apontando possíveis erros e incentive a discussão entre os grupos, para poderem comparar as diferentes soluções encontradas.Etapa 7 - Apresentação do Diário de Bordo
Cada grupo apresenta os registros no diário de bordo, explicando o raciocínio utilizado, as estratégias adotadas e finalizando com uma possível solução do problema identificado. O professor pode fazer perguntas para incentivar a reflexão, como, por exemplo: "Qual foi a solução mais eficiente? Por quê?".Etapa 8 - Conclusão
Conclua a aula reforçando o objetivo da atividade e resumindo os principais pontos discutidos. Esse é o momento para a correção, pelo professor, do problema proposto e da correta explicação do problema para os alunos enquanto os alunos acompanham a explicação e realizar exercícios em seus cadernos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com adição de números decimais.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em resolver problemas com adição de números decimais.
- Participação e colaboração dos alunos durante a atividade em grupo.
- Qualidade do _template_ do ‘diário de bordo criado pelos alunos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância da adição de números decimais no cotidiano dos alunos.
- Conduzir a discussão em grupo sobre as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para resolver os problemas.
- Incentivar os alunos a aplicarem o que aprenderam em situações do cotidiano.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para resolver os problemas propostos.
- Criar um _template_ do diário de bordo para avaliar a atividade.
- Avaliar a atividade e utilizar as informações para melhorar seu desempenho em atividades futuras.