Aula sobre Problemas Envolvendo Adicao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


Inicie a aula citando que a adição de números decimais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de notas fiscais, entre outras. Diga aos alunos que eles irão aprender a resolver problemas com adição de números decimais por meio da metodologia ativa Cultura Maker. Eles irão criar um diário de bordo em grupo, onde irão registrar os problemas, as alternativas geradas e as soluções encontradas. Dessa forma, os alunos irão desenvolver habilidades de resolução de problemas, trabalho em equipe e comunicação.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da adição de números decimais no cotidiano. Em seguida, mostre exemplos práticos de como a adição de números decimais é utilizada em situações do dia a dia.

  2. Etapa 2 - Introdução à metodologia Cultura Maker

    Explique a metodologia ‘Cultura Maker’ e como ela será aplicada na aula. Os alunos irão trabalhar em grupos de até 5 alunos para criar um diário de bordo com problemas, alternativas e soluções relacionados ao tema.

  3. Etapa 3 - Problema

    Os alunos irão discutir com o grupo sobre um problema relacionado ao tema da adição de números decimais. Eles devem identificar o problema e descrevê-lo no diário de bordo. Ajude-os nessa etapa, circulando pela sala e tirando possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Geração de Alternativas

    Agora é o momento dos grupos gerarem alternativas para resolver o problema identificado na etapa anterior. Eles devem descrever as alternativas no diário de bordo descrevendo detalhadamente as situações criadas.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos definirão a melhor solução para o problema identificado na etapa 3. Eles devem descrever a solução no diário de bordo justificando o motivo pelo qual escolheram essa opção.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo irá apresentar o seu diário de bordo para a turma explicando as três etapas anteriores. Avalie a qualidade das soluções apresentadas pelos grupos e as justificativas dadas por eles.

  7. Etapa 7 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a aula e a metodologia utilizada. Os alunos irão compartilhar suas opiniões sobre a atividade e como ela pode ser aplicada em outras situações. Aproveite o momento para fechar a aula e coletar feedback do que os alunos acharam da atividade e o que aprenderam com a metodologia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de resolução de problemas
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação
  • Aplicar a metodologia ativa Cultura Maker
  • Desenvolver habilidades de registro e organização de informações
  • Estimular a reflexão sobre a aprendizagem

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na resolução de problemas em grupo
  • Organização e clareza no registro das informações no diário de bordo
  • Apresentação clara e objetiva do diário de bordo
  • Reflexão sobre a aprendizagem
  • Resolução correta dos problemas propostos

Ações do professor

  • Explicar a metodologia Cultura Maker
  • Apresentar exemplos práticos de problemas com adição de números decimais
  • Auxiliar os alunos na resolução de problemas
  • Avaliar a apresentação dos diários de bordo
  • Conduzir a reflexão sobre a aprendizagem

Ações do aluno

  • Resolver problemas em grupo
  • Criar e organizar informações no diário de bordo
  • Apresentar o diário de bordo para a turma
  • Participar da reflexão sobre a aprendizagem
  • Realizar a tarefa de casa (opcional)