Aula sobre Problemas Envolvendo Adicao Com Numeros Decimais

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Inicie a aula citando que a adição de números decimais é uma habilidade importante para a vida cotidiana, pois está presente em diversas situações, como em compras, cálculo de notas fiscais, entre outras. Fale para os alunos que, nesta aula, os alunos irão aprender a resolver problemas com adição de números decimais por meio da metodologia ativa _Design Thinking_. Para isso, eles irão criar um mapa de empatia, que irá ajudá-los a entender melhor as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com números decimais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da adição de números decimais para a resolução de exercícios com mais de uma variável, além de serem utilizadas em cálculos mais complexos na engenharia, arquitetura, etc.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Os alunos criarão um mapa de empatia, contendo os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar de um arquiteto, engenheiro ou designer e identifiquem as necessidades e desafios que esses profissionais enfrentam ao utilizar a radição de números decimais.

    Exemplo:

    O que ele pensa e sente?

    O que ele fala e faz?

    O que ele escuta?

    O que ele vê?

    Dores:

    Ganhos:


  3. Etapa 3 - Reconhecimento de equações polinomiais de 2º grau

    Apresente exemplos de cálculos matemáticos envolvendo adição de números decimais para os alunos. Eles podem trabalhar em grupos ou individualmente.

  4. Etapa 4 - Prototipação

    Os alunos serão separados em grupos de 3 a 5 alunos. Após isso, cada grupo irá criar sua própria adição de números decimais para os colegas resolverem.

  5. Etapa 5 - Teste

    Esse é o momento dos grupos trocarem as suas criações para que outro grupo tente resolvê-la. O intuito é que os alunos testem a solução criada pelo outro grupo, mostre se os cálculos foram possíveis de ser realizados e se a criação atende aos objetivos da aula.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Com base no teste, os alunos irão apresentar a resolução do exercício criado pelos demais grupos. Nesse momento eles farão as considerações finais dizendo se o exercício atendeu o objetivo da aula, quais a(s) solução(ões) encontrada(s) pelo grupo. Nesse momento, o professor pode ir corrigindo os exercícios juntamente com os alunos para que todos assimilem as matérias. Além disso, os alunos deverão apresentar, também, o mapa da empatia para os demais colegas citando se conseguiram se imaginar aplicando o tema da aula em alguma profissão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver problemas com adição de números decimais.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar e solucionar problemas por meio da metodologia Design Thinking.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em resolver problemas com adição de números decimais.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Criatividade e originalidade das soluções apresentadas pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia Design Thinking.
  • Apresentar exemplos práticos de problemas com adição de números decimais.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desafios envolvidos na resolução de problemas com adição de números decimais.
  • Discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar os principais desafios envolvidos na resolução de problemas com adição de números decimais.
  • Resolver problemas com adição de números decimais em duplas, utilizando as estratégias discutidas em grupo.